C-Press 4010 da Andritz oferece operação simplificada e processos livres de contato com o lodo desaguado

Por Conexão Mineral 19/01/2022 - 22:02 hs
Foto: Andritz
C-Press 4010 da Andritz oferece operação simplificada e processos livres de contato com o lodo desaguado
C-Press 4010 é totalmente automático com controle contínuo de desempenho

O C-Press 4010 traz uma combinação das múltiplas tecnologias para desaguamento da Andritz e, segundo o fabricante, possui um exclusivo design compacto, desaguamento de lodo sem operador, aliados a baixos custos de manutenção e de consumo de energia.

O coordenador de vendas da Andritz, Rafael Evaristo, afirma: “A tecnologia de desaguamento por rosca desaguadora é a melhor solução para certas faixas de vazão, pois apresenta um excelente desempenho em termos de desaguamento da torta e qualidade do filtrado. Além disso, tem um nível de ruído muito baixo e um baixíssimo custo operacional, já que opera em rotações extremamente baixas. Essas características fazem com que o C-Press tenha um consumo de energia muito inferior a outras tecnologias e um custo de manutenção também muito baixo, o que torna o equipamento com uma vida útil bastante longa”.

Ainda segundo o fabricante, com um sistema de alto desempenho, o C-Press 4010 maximiza a área aberta do cesto, apresentando elevada capacidade específica e excelente taxa de captação, quando comparado às tecnologias equivalentes. A velocidade da rosca é ajustada automaticamente, conforme a oscilação de entrada, assegurando um fluxo contínuo com desempenho otimizado em termos de secagem e taxa de captação, mesmo durante as fases de lavagem. 

“O equipamento oferece baixo consumo de água para lavagem. Não precisamos parar a alimentação de lodo para realizar as lavagens, assim, operamos de forma contínua com maior produtividade. Além disso, o modelo C-4010 tem capacidade de quase 50% do nosso modelo C-4020 – uma solução também para ETEs menores. Isto significa que poderemos desaguar até 40 kg de massa seca por hora para lodos concentrados e até 4 m3/h em lodos de baixa concentração”, concluiu o coordenador de vendas.

Principais benefícios do C-Press 4010

•Equipamento totalmente automático com controle contínuo de desempenho, velocidade da rosca, contrapressão e lavagem;

•Sistema fechado que minimiza emissões de odores e assegura a limpeza no processo;

•Baixa emissão de ruídos <60dB(A);

•Desempenho consistente com baixo consumo de energia em comparação com outras tecnologias de desaguamento;

•Sistema duplo de limpeza, que otimiza e reduz o consumo de água em até 50%. Desaguamento contínuo, mesmo durante as fases de lavagem;

•Alta taxa de captação em virtude do design do cesto, otimizado com a experiência da empresa no desenvolvimento de roscas desaguadoras;

•Dispositivo de floculação otimizado para o consumo reduzido de polímeros e energia;

•Fácil manutenção:

•Requer o mínimo de presença do operador e de serviços de manutenção;

•Fácil desmontagem para rápida manutenção;

•O cesto é construído com duas chapas perfuradas (peneira e gaiola de apoio). A peneira interna pode ser substituída sem a necessidade de trocar o cesto completo.

Fonte: Andritz