Nexa estabelece parceria para transformar estéril em produto para a construção civil

Por Conexão Mineral 07/12/2021 - 21:13 hs
Foto: Nexa Resources
Nexa estabelece parceria para transformar estéril em produto para a construção civil
O estéril da mina de Ambrosia será britado pela Calcário Noroeste

A Nexa acaba de estabelecer uma nova parceria para transformação e aproveitamento do material até então sem uso estocado na mina de Ambrosia do Sul, em Paracatu (MG). A rocha, que é derivada do processo produtivo da companhia, será transformada em diversos tipos de brita que tem aplicação na construção civil, sendo especialmente usada na produção de concreto e massas asfálticas. 

De acordo com Saulo Rezende, engenheiro de inovação da Nexa, a expectativa é de que 3,5 milhões de metros cúbicos de estéril sejam transformados e comercializados. "Essa iniciativa reforça o compromisso da Nexa e sua constante busca por inovar em processos. Além disso, esse processo transformacional é uma excelente alternativa para mitigar os impactos ambientais e, ao mesmo tempo, fortalecer a comunidade gerando valor para todos", comenta. 

O estéril da mina de Ambrosia será britado pela Calcário Noroeste, parceira estratégico local da Nexa, que vai comercializar diretamente com o mercado da construção civil de Paracatu e região. "Enquanto este depósito é consumido, serão feitos novos estudos para que se possa dar o melhor uso futuro para a área, levando em consideração as pessoas da região e o meio ambiente. Entre as alternativas possíveis está incluída a instalação uma planta de geração de energia elétrica solar", finaliza Rezende.