Nexa anuncia novo CEO

Ignacio Rosado, executivo com ampla experiência em mineração, passa a atuar na empresa a partir de 1º de novembro de 2021 e assume como CEO em 1º de janeiro de 2022

Por Conexão Mineral 16/09/2021 - 18:56 hs
Foto: Linkedin pessoal
Nexa anuncia novo CEO
Ignacio Rosado possui 52 anos e mais de 16 anos de experiência na indústria mineral

Como parte do seu planejamento sucessório executivo, Nexa anuncia que Ignacio Rosado foi selecionado para substituir o atual presidente e CEO da empresa, Tito Martins. Ignacio Rosado passará a fazer parte de Nexa a partir de 1º de novembro de 2021, iniciando o processo de transição com Tito Martins, que se mantém como CEO até 31 de dezembro, apoiando o novo executivo nesse período. 

Ignacio Rosado possui 52 anos e mais de 16 anos de experiência na indústria de metais e mineração, além de ampla experiência em Conselhos de Administração em distintos países. Nesse período, liderou a oferta pública inicial da Hochschild Mining Plc e a estratégia de aquisição da Canadian Mining Assets. Também conduziu a reorganização e transformação da Volcan Compañia Minera S.A.A., o que incluiu a construção de duas minas polimetálicas e a emissão de títulos de dívida superior a US﹩ 1 bilhão. Ignacio Rosado foi CEO da Volcan Compañia Minera S.A.A. desde 2014, sendo antes CEO adjunto desde 2010. 

Atuou também como diretor e CFO da Hochschild Mining Plc. e como Gerente de Projetos Sênior na McKinsey & Company desde 2000. Durante esse período, foi parte do Conselho de Administração da Lake Shore Gold Corp., Zincore Metals, Cordoba Minerals e Kaizen Discovery. É formado em Economia pela Universidad del Pacífico no Peru e possui MBA pela Ross School of Business, University of Michigan. 

"Como parte do nosso planejamento sucessório de CEO de longo prazo, seguido pelo extenso e cuidadoso trabalho realizado pelo comitê de nomeação e governança de nosso Conselho de Administração, acreditamos que Inácio Rosado é extremamente qualificado para agregar às realizações de Tito Martins. Estamos confiantes em sua capacidade de continuar trazendo fortes resultados para a Nexa, gerando valor sustentável", afirma Jaime Ardila, presidente do Conselho de Administração. 

Tito Martins, na liderança da Nexa desde 2012, conduziu a jornada de transformação da empresa e a oferta pública inicial em 2017, lançando as bases para uma trajetória de liderança na indústria de metais e mineração. Ele também implantou o Jeito Nexa, iniciativa que reforçou o modelo de negócio da empresa e transformou sua cultura empresarial, além de conduzir a construção e desenvolvimento do projeto Aripuanã, a sexta mina subterrânea da empresa no Brasil. Esse projeto integra a estratégia da companhia para ampliar a integração entre as operações de mineração e metalurgia. 

"Ao Tito, agradecemos sua liderança e anos de trabalho na Nexa. Suas contribuições para a empresa nos prepararam para alcançar o sucesso contínuo nos anos que virão", afirma Jaime Ardila, presidente do Conselho de Administração.