Scania celebra aniversário e bons resultados da marca, inclusive no segmento fora de estrada

Por Conexão Mineral 02/07/2021 - 15:29 hs
Foto: Scania
Scania celebra aniversário e bons resultados da marca, inclusive no segmento fora de estrada
Scania comemora bons resultados obtidos até o momento no segmento fora de estrada

A Scania completa nesta sexta (02/7) 64 anos de história no País. Para comemorar a data, o Dia da Paixão Scania, criado em 2020, terá a última live hoje às 17h30 pelo canal da Scania Brasil no Youtube. Durante os dias 29 e 30 de junho, duas outras lives e conteúdos diversos fizeram parte das comemorações nas mídias sociais oficiais da marca. Participaram executivos, colaboradores, rede de concessionárias, clientes e fãs apaixonados. Dentre os motivos para comemorar estão as quase 29 mil unidades vendidas da Nova Geração de caminhões, sendo 25 mil já emplacadas, o lançamento do novo Programa de Manutenção Premium Flexível Uptime, com as novidades da Control Tower (até 30% de redução no tempo de parada nas concessionárias) e a modalidade Pay per Use (pague o que usar), que tem foco na disponibilidade máxima dos veículos, e o bom desempenho da fabricante no primeiro semestre de 2021.

“O Dia da Paixão Scania foi criado para celebrarmos o nosso aniversário. A Scania tem uma história especial de relacionamento com o mercado, que começa com nossos clientes, com o reconhecimento de uma parceria responsável pelo progresso de empresas, motoristas, profissionais do segmento de transporte, que passa de geração para geração consolidando a relação da marca e a evolução das pessoas que, de alguma forma, a ela estão conectadas”, afirma Márcio Furlan, diretor de Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da Scania no Brasil.

Meta de vendas de 200 unidades a gás esse ano

O balanço dos primeiros meses de 2021 da Scania mostra crescimento de vendas de caminhões, serviços e motores. E a comercialização de caminhões a gás continua em alta com a marca se aproximando da meta de 200 unidades vendidas, com 150 já comercializadas até o momento. "Os bons resultados obtidos com o caminhão a gás na Gerdau já geraram outras solicitações de veículos para demonstração e este é o primeiro passo. Existe uma preocupação de não onerar o ciclo logístico e os resultados estão sendo iguais na Gerdau e outras mineradoras devem aderir", explica Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. A empresa também destaca o início da operação do primeiro ônibus a gás (natural e/ou biometano) rodoviário para o fretamento de colaboradores da Gerdau, no Rio Grande do Sul, pela operadora Turis Silva. 

“A Scania segue firme na liderança da transição para um sistema de transporte mais sustentável. A nossa jornada de sustentabilidade está acontecendo em um ritmo cada vez mais acelerado. O caminhão a gás, que é o carro-chefe desta transformação no Brasil, já ultrapassou a marca de 150 unidades vendidas. O número de empresas que aderem à solução vem aumentando mês a mês. Já fazem parte deste grupo os principais embarcadores do país”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil.

No início das vendas do pioneiro produto a gás da Scania, eram os embarcadores que estavam orientando as empresas que transferem suas cargas a buscar esta solução alternativa ao diesel. Ou seja, as grandes marcas que têm a sustentabilidade como meta e reconhecem a importância de reduzir os impactos das atividades logísticas, contribuindo para as próprias metas relacionadas a ESG (Environmental, Social and Governance). Neste momento, esse cenário vem mudando. São os próprios transportadores que estão buscando adotar práticas mais sustentáveis e este  movimento passa a se tornar o normal. 

“No balanço do ano até aqui, registramos um volume muito forte de encomendas de caminhões. De janeiro a maio, a Scania foi a primeira da categoria dos pesados, sendo líder consecutiva nos meses de março (1.718 unidades), abril (1.532) e maio (1.736). Foram volumes mensais de emplacamentos não atingidos desde 2013, nosso melhor ano de história no país. Além disso, nossa participação subiu de 18,6% para 25,9%, a maior dos últimos três anos. Enquanto o mercado teve alta de 71%, a Scania registrou quase o dobro disto de volume de pesados”, comenta Silvio Munhoz. “Fator que comprova a promessa de rentabilidade da Nova Geração de caminhões”, completa. A grande maioria dos segmentos continua aquecido e apenas o transporte de automóveis segue com baixos volumes.    

Já no segmento de caminhões fora de estrada, a Scania projeta que 2021 será o melhor ano da comercialização destes produtos na história da marca no Brasil. A mineração continua muito forte devido aos preços do minério e vai permanecer assim em 2022, puxando esta categoria. Vale reforçar que uma demanda interessante chega dos setores de cana e florestal pelas soluções a gás. Ambos também estão em ritmo aquecido de renovação e ampliação das frotas. Para 2022, a fabricante acredita ser possível ter um ano ainda melhor do que o histórico 2021.

Em Serviços, o diretor Marcelo Montanha, elenca vários motivos para comemorar. “O ano de 2021 será superior ao exercício de 2020 e se tornará o melhor da história da marca no país”, projeta. “Além disso, celebramos o lançamento do mais completo serviço do Brasil (o Programa de Manutenção Scania Premium Flexível Uptime que traz a Control Tower e o Pay per Use), criações do nosso time, a marca de 45 mil veículos conectados, o volume recorde de 20 mil programas de manutenção ativos no portfólio e a padronização de 90% da rede, o maior índice já obtido da Scania no Brasil”, conta. Outros importantes resultados do acumulado deste ano: Alta de 40% nas vendas de serviços, aumento de 55% na venda de programas de manutenção e que 62% dos veículos novos saíram com um contrato de serviço. 

Leia também:

Primeiro caminhão a gás da mineração brasileira é Scania e opera na Gerdau


Comgás e Scania firmam parceria para acelerar aumento de frota comercial pesada movida a gás natural