Primeiro caminhão a gás da mineração brasileira é Scania e opera na Gerdau

Fagundes é responsável pelo veículo, que trabalhará na mina Várzea do Lopes, em Itabirito (MG)

Por Conexão Mineral 18/12/2020 - 12:00 hs
Foto: Rogério Augusto de Oliveira
Primeiro caminhão a gás da mineração brasileira é Scania e opera na Gerdau
Scania iniciou entregas do caminhão a gás em maio e já vendeu 60 unidades para diferentes indústrias

A Gerdau começa a utilizar o primeiro caminhão movido a gás da mineração na história do Brasil, da marca Scania. O modelo vai trabalhar nas operações da produtora de aço na mina Várzea do Lopes, localizada em Itabirito (MG). Quem vai operar o caminhão será a Fagundes Construção e Mineração S.A, com  o suporte da Casa Scania WLM Itaipu. 

O primeiro caminhão movido a gás da história da mineração no Brasil, um modelo G 410 6x4, foi entregue em 15/12 pela concessionária WLM Itaipu. O início da demonstração começa nesta sexta-feira (18/12). Para isso, todos os motoristas da Fagundes passarão por uma capacitação específica para operação do equipamento, que vai transportar minério de ferro e estéril. 

"Há cerca de 120 anos, trabalhamos para conectar pessoas que constroem um futuro mais colaborativo e sustentável. A parceria com a Scania, com a solução do caminhão a gás natural, é um exemplo de uma ação virtuosa. Além das questões econômicas e ambientais, prezamos pela estruturação de uma cadeia local de produção e abastecimento, que resulte em desenvolvimento social e econômico sustentável", explica Vinicius Fernandes de Moura, gerente-geral de Suprimentos da Gerdau. 

Para a Scania, no Brasil o caminho viável para redução de consumo de diesel e  emissão de CO2 é a linha a gás natural veicular (GNV), gás natural liquefeito (GNL) e/ou biometano. "A Scania vem liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável. O caminhão a gás vem sendo um sucesso no modal rodoviário. Agora, vamos inovar outra vez o mercado fora de estrada. Uma ação que também é inédita globalmente para a marca. Portanto, é da Gerdau o primeiro caminhão movido a gás da história da mineração no Brasil, e do mundo para a Scania. Temos certeza que os resultados vão surpreender e criar tendência", diz Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. "Na área da sustentabilidade é importante dar o primeiro passo e assumir compromissos de redução das emissões. Parabéns à Gerdau por acreditar que é possível tornar mais sustentável a operação logística na mineração", completa. 

O caminhão a gás iniciou suas vendas em outubro de 2019. A partir de maio de 2020 começaram as entregas. Desde então, a Scania já vendeu mais de 60 unidades para diferentes indústrias, desde cosméticos a alimentos. 

Operação mais sustentável 

O G 410 6x4 utiliza uma caçamba de 16 metros cúbicos para transferir o minério de ferro e estéril franco para a Gerdau na Mina Várzea do Lopes. 

O abastecimento do gás natural veicular (GNV), de responsabilidade da Logás, será dentro da própria operação numa estação compacta que está sendo construída pela produtora de aço de acordo com as normas legais e de segurança para o armazenamento, consumo e utilização do gás. O tempo de duração do abastecimento é curto, cerca de 15 minutos, o que não compromete a disponibilidade do caminhão no trabalho diário que é intenso, já que ele vai rodar 24 horas por dia, sete dias por semana. A expectativa é que haja uma autonomia de 10 metros cúbicos/hora, que nessa operação significa entre 250 e 300 km. 

"Vamos acompanhar cada detalhe desta pioneira ação com todo o apoio da Casa Scania WLM Itaipu. Queremos oferecer ganhos importantes para o meio ambiente e o menor custo operacional ao cliente. O modelo vai utilizar o Programa de Manutenção Scania Premium Flexível, o mais completo da marca no país e adaptado às características da operação de mineração, que são diferentes do modal rodoviário. A Gerdau e a Fagundes também vão acompanhar o desempenho pelos dados obtidos pela conectividade, e aplicar melhorias onde seja necessário", explica Fabrício Vieira, gerente de Vendas de Soluções para Mineração da Scania no Brasil. 

Seguros e viáveis 

Os inéditos caminhões pesados Scania movidos a GNV, GNL e/ou biometano têm motores Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e são movidos 100% a qualquer mistura dos combustíveis. Eles não são convertidos do diesel para o gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, são mais silenciosos e com desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. A segurança é total em caso de acidentes ou explosão, segundo a Scania. Os cilindros robustos (o material é de ogivas de mísseis) e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos.