Vale inicia protocolo de emergência em Nível 1 dos diques Paracatu e Patrimônio

Por Conexão Mineral 04/09/2020 - 12:35 hs
Foto: Vale

Vale emitiu um comunicado sobre a situação dos diques Paracatu e Patrimônio e as Declarações de Condição de Estabilidade. Leia a seguir o informativo da mineradora: 

A Vale informa que, em linha com o acompanhamento contínuo das condições de segurança de suas estruturas geotécnicas, e como resultado de inspeções regulares e interpretações frequentes de dados relativos às estruturas, desempenhadas por meio da função do Engenheiro de Registro (EoR), deu início hoje, de forma preventiva, ao protocolo de emergência em Nível 1 (referente ao Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração) dos diques Paracatu e Patrimônio, protocolo este que não requer a evacuação da população a jusante das estruturas. Ambas as estruturas geotécnicas tiveram Declarações de Condição de Estabilidade (DCE) negativas emitidas.

A Vale informa, também, que quatro estruturas geotécnicas, com protocolos de emergência em Nível 1 iniciados e comunicados em períodos anteriores, em caráter preventivo, formalmente tiveram, nesta data, DCEs negativas emitidas: Barragem Borrachudo 2, Barragem 6, Barragem 7A, Barragem Área IX.

A Vale reitera que sua prioridade é a segurança das pessoas e comunidades a jusante de suas operações, assim como com a segurança de todas as suas estruturas.

Leia também:

Relatório de Segurança de Barragens 2019 aponta para crescimento de barragens em condições críticas