ArcelorMittal Brasil lança Programa de Diversidade e Inclusão

Iniciativa definirá estratégias para quatro grupos de afinidade: equidade de gênero, diversidade racial, pessoas com deficiência (PCDs) e LGBTI+

Por Conexão Mineral 28/06/2019 - 17:12 hs
Foto: ArcelorMittal

A ArcelorMittal Brasil lançou ontem (27/6)  seu Programa de Diversidade e Inclusão, na sede da empresa, em Belo Horizonte (MG). A proposta do programa é definir pilares de atuação estratégica para quatro dimensões da diversidade - equidade de gênero, diversidade racial, pessoas com deficiência (PCDs) e LGBTI+ - e está atrelada às boas práticas do Grupo ArcelorMittal ao redor do mundo.

“Com o lançamento do programa, assumiremos publicamente nosso compromisso de garantir que todos, mais do que aceitos em sua individualidade, sejam respeitados e valorizados. O Programa apontará para esse caminho”, afirma Benjamin Baptista Filho, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Planos América do Sul.

Para responder a esse desafio, a empresa criou um Comitê de Diversidade e Inclusão, responsável pela definição das estratégias e metas do programa. Os empregados poderão se inscrever em grupos de afinidade, que trabalharão ações voltadas para equidade de gênero, diversidade racial, pessoas com deficiência (PCDs) e LGBTI+. Os grupos participarão do levantamento de ideias, proposição de melhorias e execução de projetos que visam à construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso.

O Comitê fará, ainda, um trabalho de conscientização e mobilização dos empregados. “Isto porque pessoas que pensam de forma diferente geram soluções inovadoras e respostas mais criativas, contribuindo para assegurar nossa competitividade em um cenário desafiador”, aponta Jefferson De Paula, CEO ArcelorMittal Aços Longos Latam.

Próximos passos

A empresa contou com a consultoria da empresa Mais Diversidade. Foram traçadas estratégias e oferecidos treinamentos sobre viés inconsciente para as lideranças e equipes de Recursos Humanos e Comunicação no Brasil. 

A ArcelorMittal dará início às reuniões dos grupos de afinidade com envolvimento dos empregados de todas das unidades de negócios do Brasil. Os grupos vão se reunir periodicamente para discutir e propor melhorias que serão apresentadas ao Comitê de Diversidade & Inclusão.