Metso apresenta o britador cônico MX3 e a peneira móvel compacta

Por Conexão Mineral 24/04/2019 - 17:51 hs
Foto: Metso
Metso apresenta o britador cônico MX3 e a peneira móvel compacta
Britador cônico MX3 da Metso já está sendo utilizado na Calwer Mineração

Oficialmente lançado na Bauma 2019, o britador cônico MX3 replica as características da família MX, como a maior produtividade e menor custo operacional, tendo como diferencial seu design otimizado especialmente para pedreiras de tamanho pequeno a médio. Sua tecnologia multiação, de acordo com a Metso, permite uma produção otimizada para maximizar o rendimento nas granulometrias desejadas. Outro destaque da família MX é o alto nível de automação da plataforma Metso IC, recurso que torna as operações mais seguras. 

A Calwer Mineração, uma das principais fabricantes de calcário de Santa Catarina, é a primeira empresa brasileira a adotar o britador cônico MX3. O equipamento da mineradora é uma das unidades de pré-lançamento ativas comercialmente no mundo e substituiu um britador de eixo vertical (VSI). Instalado desde o começo de 2019, segundo a Metso o MX3 melhorou o formato do calcário produzido e aumentou a produtividade da unidade da Calwer. Outras unidades do novo britador, cuja família foi lançada em 2017, estão em operação no mundo, incluindo a francesa Durance Granulats.

O Metso MX3 é indicado para os estágios de britagem secundária, terciária e quaternária. Projetado para aplicações em rochas duras e macias, o novo modelo está disponível primeiramente para soluções estacionárias. Na operação europeia da Durance Granulats, o equipamento, que está sendo usado também no estágio quaternário, forneceu uma taxa de vazão instantânea, bem como melhorou a eficiência energética de britagem, de acordo com o diretor de Operação da empresa, Mathieu Kasprzak.

“Depois de introduzir com sucesso o MX4 no mercado, estamos animados em lançar o modelo MX3 para ter uma gama maior de produtores agregados aproveitando as vantagens exclusivas oferecidas pelo MX e pela Metso”, explica Arto Halonen, vice-presidente da área de Britadores e Segmento de Agregados da Metso. Segundo ele, o novo equipamento permite que as mineradoras melhorem sua eficiência operacional e otimizem o rendimento para a granulometria de produtos mais desejada.

Peneira móvel compacta  

A Metso também apresentou na Bauma 2019 sua nova peneira móvel compacta, o Lokotrack ST2.3. “Para as empresas que pensam em expandir suas operações na produção de agregados, o primeiro passo lógico é muitas vezes o peneiramento. Elas já podem estar trabalhando em terraplenagem ou agricultura e querem utilizar sua propriedade de solo existente para expandir seus negócios”, diz Jarmo Vuorenpää, gerente de Produto, Mobile Screens da Metso.

O Lokotrack ST2.3 é adequado para uma ampla gama de aplicações, desde atividades multi-uso até peneiramento de finos e reciclagem. Ele tem uma tela ampla de 5' (polegadas), com alimentador e correias transportadoras correspondentes, e um curso agressivo de até 13 mm com aceleração de 5G, o que resulta no melhor desempenho de peneiramento em sua classe de peso. A solução tem fácil configuração e pode ser ativada em minutos. O ST2.3 pode ser transportado facilmente com uso de trailers padrão na maioria dos casos.

O Lokotrack ST2.3 tem o design robusto da classe Lokotrack e é adequado para aplicações autônomas e de múltiplos estágios. Os serviços e suporte técnico são fornecidos pela rede global da Metso. O produto estará comercialmente disponível a partir de 2020.

Britagem em área urbana

Outra novidade apresentada pela empresa na Bauma é a planta móvel de britagem e peneiramento Lokotrack Urban LT96, que segundo o fabricante restringe significativamente as emissões de ruído e poeira em comparação com a britagem convencional, permitindo operações de construção mais sustentáveis ​​nos meios urbanos. “O transporte de agregados, de uma pedreira distante para um canteiro de obras urbano, é caro tanto em termos de energia quanto de tempo. Paralelamente, a urbanização rápida empurra as operações de britagem para mais perto dos centros das cidades. Nossos clientes estão buscando soluções para evitar o transporte desnecessário e minimizar o impacto nas pessoas e no meio ambiente. A solução da Metso Urban foi desenvolvida para permitir operações de britagem nas áreas urbanas, protegendo tanto os funcionários quanto as pessoas que moram nas proximidades”, afirma Kimmo Anttila, vice-presidente de Soluções da Lokotrack da Metso.

Lançada em 2017, a solução Urban também está disponível nos modelos LT130E, que é acionado eletricamente, no LT120 e o no LT106/S, um dos britadores móveis mais utilizados da Metso.


Leia também:

Metso lança caçamba para caminhão de mineração com revestimento de borracha