Weir e Andritz firmam acordo de cooperação com foco no processamento de rejeitos
A Weir Minerals e a Andritz firmaram um acordo de cooperação de longo prazo voltado ao processamento de rejeitos para mineração. Como parte desse acordo, a Andritz fornecerá sua tecnologia de separação e desaguamento, permitindo assim à Weir Minerals oferecer soluções completas para rejeitos ao seu mercado. “O mercado de barragens de rejeitos está vivenciando crescimento devido às fortes pressões ambientais e governamentais. Nós entendemos que nossos clientes estão sendo pressionados a realizar melhorias em suas barragens de rejeitos e, por esse motivo, nós nos tornamos parceiros da Andritz. Nós somos líderes em equipamentos para processamento mineral, com marcas reconhecidas, como Warman®, Geho® e Cavex®, todas elas respaldadas por nosso serviço de atendimento global. Nossas capacidade aliada ao extenso conhecimento da Andritz em espessamento de rejeitos irá garantir que nossos clientes recebam um pacote completo de soluções para rejeitos”, afirma Ricardo Garib, presidente Divisional da Weir Minerals.
“Nossas tecnologias de separação têm provado sua eficiência em diversas indústrias, como alimentos e bebidas, química, biomassa, resíduos orgânicos e mineração. Nós estamos muito orgulhosos por trabalhar com a Weir Minerals, que opera em mais de 70 países nas localizações mais remotas, e contribuir com a sua proposta de adicionar valor sustentavel às soluções de rejeitos com nosso conhecimento e equipamentos”, disse Olaf Müller, gerente de Negócios da Andritz Separation.
Em 2016 a Weir Minerals inaugurou o Weir Minerals Technical Center, que intensificou testes e desenvolvimentos de soluções para minerodutos e barragens, bem como a manufatura de produtos especialmente desenvolvidos para rejeitos.
A deposição de rejeito a seco remove materiais prejudiciais criando um bloco compacto que pode ser deposto com segurança. O processo é mais seguro se sobressaindo às soluções alternativas, principalmente quanto ao ponto de vista ambiental, pois permite a recuperação de produtos químicos do processo retornando água limpa.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025