Nexa realiza pesquisa para estudar perfil de trabalhadores de Aripuanã (MT) e recebe currículos
Projeto de zinco, cobre e chumbo entrará em operação no final de 2020
A Nexa, novo nome da Votorantim Metais, iniciou uma pesquisa em parceria com o Serviço Nacional do Emprego (SINE) para estudar o perfil dos trabalhadores de Aripuanã, no Mato Grosso, onde a empresa investe R$ 675 milhões em um projeto para exploração e beneficiamento de zinco, chumbo e cobre na Serra do Expedito, a 25 km do centro da cidade, que deverá entrar em operação no final de 2020. O complexo tem estimativa de vida útil mínima de 15 anos e capacidade produtiva anual de 1,8 milhão de toneladas de minério.
De acordo com a Nexa, a pesquisa é fundamental para a empresa entender as capacidades e as carências dos futuros candidatos que poderiam atuar na implantação e operação da mina de zinco. Além disso, a empresa também quer receber currículos (os interessados devem procurar o posto do SINE ou enviar pelo site do projeto, em www.projetoaripuana.com.br, na seção “Contato”). Com essas duas iniciativas será possível, por exemplo, elaborar um futuro programa de capacitação de mão-de-obra, visando ao maior aproveitamento possível dos trabalhadores locais para futuras vagas de emprego.
"Este será um estudo preparatório, que reafirma nosso compromisso em valorizar a mão-de-obra dos profissionais de Aripuanã. Entender as habilidades e as necessidades do mercado de trabalho local é parte da nossa preparação para gerar empregos definitivos na futura mina de zinco", afirma Marcelo Costa, gerente geral do projeto.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em julho de 2025
Women in Mining Brasil - Mentoria que transforma: seja um(a) mentor(a) da 2ª edição do Programa da WIM Brasil