Livro "Carajás: a descoberta" será lançado em São Paulo
Publicação é de autoria de Erasto Boretti de Almeida
Publicação é de autoria de Erasto Boretti de Almeida
O livro "Carajás: a descoberta", de Erasto Boretti de Almeida, será lançado em São Paulo no dia 22 de junho. A obra relata uma das mais extraordinárias aventuras de prospecção mineral, que culminou no achado de uma das maiores jazidas minerais do planeta.
"As jazidas de minério de ferro da Serra dos Carajás, no sul do Estado do Pará, foram descobertas em meados de 1967, durante os trabalhos de campo da Equipe de Geologia da Companhia Meridional de Mineração, CMM, sediada no Rio de Janeiro e subsidiária da siderúrgica norte-americana United States Steel Corporation. A descoberta posterior de outros depósitos minerais na região, notadamente de manganês, cobre, ouro, alumínio, níquel e cromo, revelou uma das mais importantes províncias minerais do mundo. O ano de 2017, aniversário dos 50 anos da descoberta, apresenta-se como uma oportunidade para reunir, registrar e divulgar as minhas memórias e documentos do episódio. Para os interessados na história do evento, acredito ter até certa obrigação de fazer este registro, pois algumas pessoas que participaram do projeto, inclusive arriscando as suas vidas durante a exploração daquela região, então virgem e hostil, não receberam os devidos créditos", afirma o autor.
"Os aspectos sociais, ambientais, econômicos e estratégicos, além das curiosidades, usos e costumes da Amazônia da década de 1960, poderão despertar o interesse do público em geral. Com o exemplo de Carajás, espero ter colaborado para a conscientização da importância da mineração, além de mostrar a necessidade do conhecimento dos nossos recursos minerais e os resultados que podem ser obtidos com projetos de pesquisa bem conduzidos", conclui.
O evento de lançamento e noite de autógrafos será realizado na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, Loja principal – Térreo, na quinta-feira, 22 de junho, das 19:00 às 21:45 hs (Conjunto Nacional, Avenida Paulista, 2.073 – Bela Vista – São Paulo – SP)
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Brasil lidera atração de investimentos chineses no mundo em 2025, aponta estudo do CEBC
Projeto de mineração avança em Lavras do Sul com estudos para licenciamento ambiental
Melhoria operacional ajuda mineração aumentar produção em curto prazo, aponta Metso Da...
Vale e Metabase de Itabira fazem acordo que extingue a escala 6x1 e antecipa jornada de 40...
Melhoria operacional ajuda mineração aumentar produção em curto prazo, aponta Metso Da...
Serviço Geológico do Brasil divulga mapas geológicos de 50 municípios mineradores
Projeto de mineração avança em Lavras do Sul com estudos para licenciamento ambiental
Vale e Metabase de Itabira fazem acordo que extingue a escala 6x1 e antecipa jornada de 40...
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril de 2026
Women in Mining Brasil - Comunicação e reputação em pauta na mineração