Samarco adota sistemas inteligentes da Komatsu em 53 equipamentos e otimiza a gestão de frota

Por Conexão Mineral 15/08/2025 - 17:47 hs
Foto: Komatsu
Samarco adota sistemas inteligentes da Komatsu em 53 equipamentos e otimiza a gestão de frota
Sistemas monitoram em tempo real o desempenho dos dos equipamentos durante a operação

A Komatsu, por meio de sua Divisão de Tecnologia para Mineração, a Komatsu Mining Technology Solutions (KMTS), disponibiliza soluções que utilizam tecnologia de ponta,  como os sistemas DISPATCH, ProVision e MineCare, que têm sido implementadas globalmente para aumentar a eficiência operacional, otimizando o gerenciamento de frotas, prevenindo falhas nos equipamentos e melhorando a precisão operacional dos equipamentos.

Um exemplo recente desse avanço é a parceria com a Samarco, que adotou os sistemas da Komatsu MTS para modernizar suas operações e ampliar sua produtividade. Com a implantação das soluções DISPATCH – sistema de despacho que otimiza fluxo do transporte de material pelos caminhões nas mineradoras, ProVision – navegação de máquinas com tecnologia que utiliza GPS de alta precisão que proporciona maior eficiência e aderência ao planejamento, e MineCare – solução preditiva, que monitora em tempo real a saúde dos equipamentos por meio de interfaces com os sistemas embarcados prevenindo falhas e reduzindo custos de manutenção, a Samarco reforça a eficiência na gestão da frota e na manutenção preditiva dos equipamentos.

“Ao todo, 53 equipamentos da Samarco passarão a operar com os sistemas da Komatsu, incluindo caminhões, carregadeiras e tratores de esteiras de grande porte. Essa implementação torna a mineradora uma das mais modernas do Brasil e reforça a competitividade do setor”, destaca Airton Sena, Gerente Geral da Komatsu. A modernização impulsionada pela Komatsu MTS não se limita à Samarco. No Brasil, as maiores mineradoras do País já utilizam os sistemas DISPATCH, ProVision, MineCare e Guided Spotting em diversas minas. Essa expansão da tecnologia reflete o compromisso da Komatsu em fornecer ao mercado brasileiro as mesmas soluções utilizadas em países de referência, como Austrália, EUA e Chile.

Os impactos dessas soluções são expressivos. De acordo com Alexandre Carvalho, gerente de Negócios da Komatsu MTS, os clientes relatam ganhos médios de produtividade de 11% com a implementação dos sistemas de gestão de operação de mina da Komatsu. “Esses ganhos variam conforme as particularidades de cada operação, mas demonstram o potencial dessas tecnologias para transformar a mineração nacional”, conclui Alexandre Carvalho.