Programa Mulheres de Ouro da AngloGold Ashanti tem 97 vagas exclusivas para público feminino

As inscrições podem ser feitas até 02 de maio pelo site da mineradora

Por Conexão Mineral 11/04/2024 - 17:40 hs
Foto: AngloGold Ashanti / Divulgação
Programa Mulheres de Ouro da AngloGold Ashanti tem 97 vagas exclusivas para público feminino
Primeira fase do Mulheres de Ouro contratou 22 operadoras de caminhão para trabalhar na mina Cuiabá

A AngloGold Ashanti abriu novas vagas do programa Mulheres de Ouro, iniciativa da empresa voltada para a ampliação do público feminino em suas operações e na indústria da mineração. Desta vez, são 97 oportunidades exclusivas para mulheres e distribuídas em 13 diferentes cargos da Mina Cuiabá, unidade operacional da companhia, localizada em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

As vagas estão divididas entre administrativas e operacionais para atuação no subsolo. No primeiro grupo estão os cargos de: aprovisionadora, auxiliar administrativo, planejadora e programadora. Já para o segundo grupo as vagas são para: operadora de equipamento pesado; mecânico para manutenção; eletricista para manutenção; auxiliar de produção; mecânica de apoio; supervisora de manutenção; técnica de mineração; técnica mecânica; e técnica de segurança do trabalho.

Para participar da seleção, as candidatas devem cumprir alguns requisitos: ter idade superior a 21 anos, residir preferencialmente em Sabará e Caeté, e ter disponibilidade para revezamento de turno. 

As etapas do processo incluem triagem para avaliação de requisitos, entrevista do setor de Recursos Humanos, avaliação psicológica, entrevista técnica, apresentação de proposta salarial e exame médico. 

Mulheres de Ouro

O programa Mulheres de Ouro foi lançado pela AngloGold Ashanti em novembro do ano passado, com 22 oportunidades para operadoras de caminhão no subsolo da mina Cuiabá, em Sabará. Desde o início, a proposta era que os cargos fossem ampliados, aumentando a chance de entrada de mulheres na indústria da mineração. 

Ao falar do programa, a supervisora de Recursos Humanos da AngloGold Ashanti, Marcela Bemfeito, destaca que aumentar a representação feminina na indústria da mineração não é apenas uma questão de equidade social, mas também uma necessidade para garantir a sustentabilidade do setor a longo prazo. “Ao aproveitar todo o potencial de talentos disponíveis, podemos impulsionar a inovação, melhorar o desempenho e garantir um futuro mais inclusivo e equitativo para a indústria da mineração”, afirma Marcela. 

O programa Mulheres de Ouro segue alinhado à meta da empresa para 2025, que é chegar a 25% de participação feminina. "Estamos comprometidos em mudar o cenário da indústria de mineração e estabelecer um novo padrão de equidade de gênero. Acreditamos que as mulheres têm um papel fundamental a desempenhar na mineração e estamos determinados a criar oportunidades para que elas prosperem nessa área", afirma a gerente sênior de Recursos Humanos da empresa, Luciana Félix.

Programa de Qualificação

Outra iniciativa da AngloGold Ashanti para inclusão de mulheres na mineração é o PRO, programa de qualificação profissional que forma mão de obra local, fortalecendo a economia e colaborando para a geração de emprego e desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Ao todo, mais de 100 alunas já foram qualificadas em cidades de Minas Gerais e Goiás nos cursos de elétrica automotiva; mecânica industrial; elétrica industrial; manutenção mecânica industrial; e auxiliar de geologia. 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 02 de maio no site da empresa, no endereço www܂anglogoldashanti܂com܂br.