Na Nexa a presença feminina nas operações chega a 30%  

Por Conexão Mineral 07/03/2024 - 20:03 hs
Foto: Nexa
Na Nexa a presença feminina nas operações chega a 30%  
Drielle Diane é coordenadora de Planejamento de Mina da Nexa desde 2018

Conquistar uma vaga no mercado de trabalho já não é tarefa fácil, imagina conquistar espaço em uma área que ainda predomina a força de trabalho masculina?  Na área de mineração essa realidade vem mudando gradativamente nos últimos anos com o aumento da presença feminina nas operações.

A Nexa, uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, vem adotando uma política de atração de mulheres. Além disso, a empresa é signatária da Win Brasil, uma organização sem fins lucrativos de mulheres que trabalha profissionalmente em vários setores econômicos, e tem o compromisso de aumentar a participação feminina.

Drielle Diane é coordenadora de Planejamento de Mina da Nexa desde 2018. Começou como Engenheira Júnior, foi promovida para Engenheira Pleno e posteriormente à Engenheira Sênior, antes de conquistar o cargo de coordenadora. Ela atribui à disciplina no cumprimento de prazos e tarefas seu principal diferencial na conquista do cargo. “Diferente do que muitos homens dizem, o objetivo de ter mais mulheres na força de trabalho não é enfeitar ou deixá-lo mais bonito, mas sim corrigir uma rota que privava a mulher de direitos, além de enriquecer o mercado com o olhar e a experiência feminina. Somos fortes e desempenhamos nossas funções com segurança, cumprimos prazos, realizamos um trabalho de excelência e interdisciplinaridade. Além disso, sempre busquei enxergar e entender a cadeia global de processos e como isso afeta o meu trabalho e vice-versa. Entender o porquê de cada demanda é fundamental para construir o processo com qualidade”, destaca a coordenadora. 


Luana Garcia de Moraes tem 25 anos e é médica do Trabalho da Nexa. Foi na mineradora que a profissional teve a primeira oportunidade de emprego sólido e com plano de carreira após a formação acadêmica. 

“Acredito fielmente que, apesar do predomínio do público masculino na mineração ou em grande parte dos cargos do mercado mundial, nós mulheres conquistamos diariamente nosso espaço, com muita força e determinação, demonstrando principalmente liderança. A pessoa mais qualificada para liderar não é a pessoa mais forte fisicamente. É a mais culta, a mais criativa, a mais inovadora. E não existem hormônios para esses atributos. Sendo assim, o que você decidir ser, seja de forma plena”, afirma Luana.

Atualmente, 30% da mão de obra empregada na Nexa é composta de mulheres. Nayara Oliveira de Abreu, gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Nexa, celebra a pluralidade como um dos pilares da companhia. “Buscamos a diversidade e a inclusão a partir do acolhimento, valorização e incentivo à participação e contratação de grupos diversos, gerando um ambiente com pluralidade. O cenário precisa avançar e acredito que estamos no caminho. A Nexa tem o compromisso com  a mineração que muda com o mundo e as mulheres estão conquistando cada vez mais seus espaços com determinação e competência. Essas características independem de gênero, credo e etnia”, afirma a gestora.