Britador VSI melhora granulometria dos agregados

Equipamento Athox gera produto mais fino e com formato cúbico apropriado para uso por empresas dos setores de concreto e obras rodoviárias

Por Conexão Mineral 03/10/2023 - 20:08 hs
Foto: Athox
Britador VSI melhora granulometria dos agregados
Agregados com partículas cúbicas ou angulares preenchem espaços de forma mais eficiente

Os agregados com granulometria fina e formato cúbico são altamente valorizados no segmento concreteiro e de obras rodoviárias. Eles possuem um formato mais angular e melhor intertravamento quando utilizados em misturas de concreto ou de asfalto, por exemplo, proporcionando maior resistência e durabilidade em relação aos agregados de formato mais alongado ou achatado. Por isso, os Britadores de Impacto de Eixo Vertical (VSI) Athox são indicados para a britagem de rochas, minérios, minerais, entre outros materiais, transformando-os em um produto mais fino e lamelar. 

O equipamento funciona como uma bomba centrífuga, sendo que o material entra no centro do rotor e é arremessado contra a parede lateral revestida com o próprio material ou placas de aço. Ou seja, tritura o agregado através de impactos gerados pelo lançamento do material contra as placas de impacto ou outras partículas. A aceleração para esse lançamento é produzida por transferência de energia cinética, que ocorre dentro do rotor em alta velocidade.

Uma das principais vantagens do VSI fabricado pela Athox é a capacidade de produzir um agregado lamelar e em diferentes distribuições granulométricas, mediante a regulagem da velocidade do rotor e do ajuste da câmara de britagem. De acordo com Paulo José Alves dos Santos, diretor de engenharia e inovação da Athox, o VSI pode ser mais eficiente energicamente em muitas aplicações, visto que a trituração ocorre via impacto e não compressão.

“A estrutura principal desse britador VSI é fabricada de maneira reforçada, com precisão para um encaixe mecânico perfeito. O equipamento possui uma tampa superior de fácil abertura e fechamento, para acesso rápido à câmara interna e aos revestimentos, garantindo agilidade nas substituições”, diz Paulo. A base da máquina é feita em estrutura dobrada e soldada, design reforçado, com precisão para receber todos os conjuntos de maneira eficiente, proporcionando uma operação perfeita de todos os mecanismos e ter longa vida útil operacional.



Britador VSI Athox obtém melhor resultado em pedreira

Os agregados com partículas cúbicas ou angulares tendem a preencher os espaços de forma mais eficiente. Por exemplo, quando se reduz a quantidade de vazios numa mistura, é utilizada menor quantidade de cimento ou asfalto para preencher esses espaços, resultando em economia de material e num acabamento mais uniforme. Além disso, as estruturas construídas com agregados dessa qualidade ficam menos suscetíveis a danos como rachaduras ou desgastes ao longo do tempo.

De acordo com Paulo, a ocorrência de produtos com maior proporção de formatos alongados ou achatados advém tanto devido à característica da rocha original, como provém de alguns tipos de britadores. “Algumas rochas são naturalmente mais frágeis ou possuem planos de clivagem que as fazem quebrar em formatos menos desejáveis, mas britadores com peças desgastadas ou mesmo com configuração inadequada podem não triturar de maneira ineficiente, resultando em uma granulometria indesejável. Uma abertura muito grande em um britador, por exemplo, pode permitir a passagem de pedaços maiores do que o desejado” 

Recentemente, uma empresa solicitou à Athox uma análise de campo para substituição de um britador em operação que não estava atendendo a demanda necessária. “Fizemos um estudo de balanço de massa e de todo o fluxo da planta, identificamos a necessidade e propusemos um equipamento Athox  VSI Modelo 185, que tem superado as expectativas do cliente, gerando uma produção com qualidade e eficiência”, arremata Paulo.