Britador de Impacto Horizontal melhora a versatilidade nas pedreiras

Equipamento desenvolvido e produzido pela Athox tritura o material por meio de impactos intensos, originados em movimento rotacional

Por Conexão Mineral 22/05/2023 - 21:09 hs
Foto: Athox Mining
Britador de Impacto Horizontal melhora a versatilidade nas pedreiras
Britador de Impacto Horizontal da Athox Mining

A Athox Mining Solutions está lançando no mercado latino-americano o Britador de Impacto Horizontal, usado na produção de agregados, operações de mineração e aplicações de reciclagem, normalmente como britador estacionário. O equipamento faz a trituração do material por meio de impactos intensos, originados no movimento rotacional acelerado das barras fixadas ao rotor. Dessa maneira, o agregado é esmagado dentro do britador, conforme colide contra os componentes do seu interior, produzindo um material de formatação mais cúbica.

De acordo com Paulo José Alves dos Santos, diretor de engenharia e inovação da Athox, a máquina é versátil na produção de agregados, além de gerar um produto de elevada qualidade. “Em comparação com os britadores de mandíbulas e de cone, as forças de britagem geradas durante o processo de impacto alcançam as fraturas da rocha com maior eficácia, bem como quebra quaisquer arestas, produzindo um material mais cúbico”, descreve. 

Devido às características da sua estrutura, o Britador de Impacto Horizontal propicia um melhor custo/ benefício, em razão do projeto de rotor com alta inércia que oferece menor consumo energético. A quebra por impacto é o princípio básico. “Além de produzir mais agregados cúbicos, tem uma taxa de redução alta que muitas vezes pode eliminar a necessidade de um britador secundário ou terciário”, explica Paulo, destacando que a taxa de redução de 1:15 a 1:20 ou mais é bastante realista para um britador de impacto.

“Um britador de impacto de dois rotores, com produção primária, secundária e terciária, pode atingir uma proporção de 1:50”, diz. Por sua vez, o britador da Athox é robusto, possui baixo custo de manutenção, calços para fácil ajuste de tamanho de granulometria do material de saída e com proteção da boca de alimentação do britador com uma cortina de corrente e duas cortinas de borracha, para proteção de materiais que possam ser arremessados para fora do equipamento.

O eixo principal tem capacidade de carga dinâmica superdimensionada, projetado a partir de rolamentos autocompensadores com lubrificação a graxa. Possui um estudo de britagem terciária, possibilitando excelente controle do tamanho máximo de partícula atingido na curva. “A máquina é de fácil manuseio, com ferramenta de travamento do rotor e ajuste hidráulico dos escudos para regular facilmente as aberturas do britador”, conclui Paulo.