Começam as Audiências Públicas do Projeto Novas Minas da MRN
Em fase de licenciamento ambiental, o PNM permitirá a continuidade operacional da mineradora por mais 15 anos oeste do Pará
As audiências públicas do Projeto Novas Minas (PNM), empreendimento de continuidade operacional da Mineração Rio do Norte (MRN), iniciaram hoje (08/5). Os encontros serão realizados nos dias 8, 10 e 12, em Faro, Terra Santa e Oriximiná, respectivamente. As audiências também serão transmitidas, ao vivo, pelo canal do Youtube da MRN.
Promovidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as audiências públicas estão entre as etapas do processo de licenciamento ambiental e são fundamentais para que a sociedade conheça mais detalhes sobre o empreendimento, tire dúvidas e faça contribuições. O PNM será detalhado pela Arcadis, consultoria independente responsável pela elaboração do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental - EIA/RIMA.
O Projeto Novas Minas, que soma investimentos de aproximadamente R$ 900 milhões, além da geração de divisas e tributos para os municípios de Oriximiná e Terra Santa, inclui a cidade de Faro, que também passará a receber recursos decorrentes da atividade mineral no município.
Com o projeto de continuidade, a operação passará a ocorrer em cinco novos platôs: Rebolado, Escalante, Jamari, Barone e Cruz Alta Leste, prolongando as atividades da MRN em mais 15 anos, de 2027 a 2042.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025