Lavras do Sul Mineração inaugura projeto Rota do Ouro, aberto para toda a comunidade

Iniciativa voltada à educação ambiental e cultural revisa a história da mineração do outro no município

Por Conexão Mineral 01/03/2023 - 21:00 hs
Foto: Lavras do Sul Mineração
Lavras do Sul Mineração inaugura projeto Rota do Ouro, aberto para toda a comunidade
Grupo reunido na Estação Riquezas Minerais, apresentada pelo geólogo Nilson Dorneles

A Lavras do Sul Mineração, empresa responsável por um projeto de ouro no município de mesmo nome, no Rio Grande do Sul, acaba de inaugurar a Rota do Ouro, seu projeto de educação ambiental e cultural. A iniciativa visa promover momentos de aprendizagem sobre a história e cultura de Lavras do Sul, por meio de cinco estações que passam por pontos relacionados à história da mineração do ouro no município.

O evento, realizado em fevereiro, durou três horas e levou os participantes por todas as estações que fazem parte do projeto: Estação Memória (na Casa de Cultura José Neri da Silveira), Estação Pecuária (Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo), Estação Água (Camping Municipal Zeferino Teixeira), Estação Garimpo (Caju Negócios Imobiliários) e Estação das Riquezas Minerais (dentro das instalações da Lavras do Sul Mineração).

A primeira caminhada pela Rota do Ouro teve a participação de 24 representantes da comunidade que estiveram envolvidos no desenvolvimento da metodologia do projeto e na formação de redes com entidades de governança. Entre os presentes estavam Emater/Ascar – Lavras do Sul, Comunidade Quilombola dos Munhós, Associação TeAjudando, Sala do Empreendedor, Sindicato Rural e empresas parceiras, a Escola Municipal Odessa Petrarca, do 2º Distrito, Ibaré, além da chefe de gabinete da prefeitura de Lavras do Sul, representantes das secretarias de Educação, Meio Ambiente e toda a equipe da Secretaria de Planejamento.

Country Manager da Lavras do Sul Mineração, Paulo Serpa explica que o projeto é aberto a toda a comunidade, mas será inicialmente, focado em alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A ideia, segundo ele, é que as crianças tenham dois passeios, um em cada semestre, para que possam melhor entender as especificidades da cidade, quando estudam a história do município.

“Queremos oferecer uma experiência mais interessante, com um roteiro que possibilite às crianças ver como é a movimentação ativa de cada estação, onde um representante irá apresentar as atividades do local. No início da visita, cada um receberá um passaporte que será carimbado em cada estação, marcando as etapas da visita”, explica Paulo Serpa.
No dia do evento de inauguração, os convidados receberam ainda um pequeno porta-joias biodegradável produzido com feltro de lã ovina, pelas artesãs da Tecelagem Lavrense. “Escolhemos algo com forte ligação com a cidade, remetendo ao ouro. Dentro do porta-joias havia sementes de favas nativas, tendo como principal variedade a Vicia Faba L., que podem ser plantadas e exercem controle biológico”, explica Fernanda Carvalho, Turismóloga idealizadora da Rota do Ouro e consultora para projetos de integração social com a comunidade da Lavras do Sul Mineração. 
A Lavras do Sul Mineração é uma subsidiária do grupo Lavras Gold Corp., uma empresa canadense de exploração listada Toronto Venture Exchange sob o símbolo LGC. Está explorando o Projeto LDS, localizado no estado do Rio Grande do Sul.