Andritz e Mineração Serra Verde estabelecem parceria que beneficiará o meio ambiente

Equipamentos estão em fase de montagem, a previsão é que o start-up da planta aconteça no primeiro trimestre de 2023

Por Conexão Mineral 29/12/2022 - 20:16 hs
Foto: Mineração Serra Verde
Andritz e Mineração Serra Verde estabelecem parceria que beneficiará o meio ambiente
Parceria entre as empresas começou em 2015, com fornecimento de filtros prensa para a planta piloto

Responsável pelo fornecimento de equipamentos e suporte local, a Andritz Separation tem apoiado a Mineração Serra Verde, empresa que atualmente busca desenvolver uma operação integrada de mineração e processamento de elementos de terras raras (ETRs), no município de Minaçu (GO). Os ETRs são fundamentais para o desenvolvimento das principais tecnologias que possibilitam a utilização da energia verde, que é gerada sem grandes impactos ao meio ambiente e por meio de fontes renováveis, como a energia solar e eólica.

A parceria entre as empresas foi estabelecida em 2015, quando o grupo internacional de tecnologia (com sede na Áustria) entregou quatro filtros prensa para a planta piloto do projeto. Após a fase inicial, em 2019, os primeiros filtros prensa para escala industrial foram negociados. Atualmente, os equipamentos estão em fase de montagem e a previsão é que o start-up da planta aconteça no primeiro trimestre de 2023. 

É parte fundamental da missão da Serra Verde  apoiar a transição global de energias não-renováveis, que causam impactos ambientais, para a energia verde, que entre outros benefícios contribui para a redução de poluentes atmosféricos, além da redução da contaminação do solo e da água. Outra ação sustentável nesse projeto é que com a utilização dos filtros prensa e do espessador fornecidos pela Andritz, a mineradora poderá fazer a estocagem de rejeitos a seco, sem que haja a necessidade de uso de barragens, uma solução segura para a empresa, seus colaboradores e para toda a região.

“A Andritz forneceu um pacote de equipamentos muito importante, aliado à sua tecnologia de filtração e precipitação, do qual temos expectativas positivas quanto ao cumprimento dos requisitos de funcionamento correto e resultados de performance. A empresa tem prestado serviços de assistência técnica nesta etapa de montagem dos equipamentos com a presença de técnico experiente, o que tem feito toda a diferença para o projeto em andamento”, informou o gerente geral de engenharia e construção da Mineração Serra Verde, Wanderley Gil.

“Um dos grandes diferenciais desse projeto é a atuação da Andritz no desenvolvimento e acompanhamento durante a fase de planta piloto. Além disso, podemos destacar o fornecimento de equipamentos fabricados no Brasil, com equipe e serviço local de suporte, o que nos permite uma proximidade maior com o cliente para que possamos atendê-lo em todas suas necessidades”, explicou o gerente de projetos da Andritz, José Flaviano. Atualmente, todos os equipamentos estão em fase de montagem, a previsão é que o start-up da planta aconteça no primeiro trimestre de 2023.