Projeto Aripuanã inicia o processo de ramp up

Nexa informa que a produção completa está prevista para o segundo trimestre de 2023

Por Conexão Mineral 05/07/2022 - 19:01 hs
Foto: Nexa
Projeto Aripuanã inicia o processo de ramp up
O desenvolvimento de minas também alcançou a produção mensal esperada de 1.000 metros

A Nexa informa que, nesta terça-feira (5/7), teve início o processo de ramp up (fase de início da produção de uma indústria) das atividades da mina polimetálica, Projeto Aripuanã, maior empreendimento mineral do estado do Mato Grosso e considerado um dos maiores de zinco em implantação no mundo. Todo o procedimento foi realizado com segurança, e a desmobilização da equipe de construção está em andamento.  

O empreendimento é um dos projetos minerais mais sustentáveis do país, com quase 100% de recirculação de água e o uso de empilhamento seco e enchimento de pasta cimentada para o material de resíduo.

“Temos muito orgulho de anunciar que Aripuanã chegou à fase de ramp up, como esperado. É uma realização notável, e gostaríamos de parabenizar toda a equipe por seu compromisso com a entrega do projeto”, diz Ignacio Rosado, CEO da Nexa.

“Aripuanã é o projeto de maior investimento da Nexa no Brasil, o que contribui para o desenvolvimento social e econômico da região. É também um dos poucos projetos de zinco no mundo e estamos confiantes de que será uma mina de baixo custo e longa vida operação. Esta é a terceira mina principal em nosso portfólio de ativos, fortalecendo nossa posição única para atender à crescente demanda por zinco", completa Rosado.

Atualmente, as atividades de ramp up estão focadas em aumentar a produção da planta de forma constante. Com mais de 650 mil toneladas de minério disponível em estoques, o que é suficiente para cobrir seis meses da curva de ramp up estimada, a taxa de utilização da capacidade de moagem esperada em média é de 30-40% no terceiro trimestre de 2022 e de 70 a 80% até dezembro de 2022.

A produção completa está prevista para o segundo trimestre de 2023. Com o plano de estabilidade de desempenho de comissionamento, conhecimento de processo, minério recuperação e confiabilidade de ativos, a produção comercial deve ser alcançada até o quarto trimestre de 2022.

Além disso, a mina está totalmente operacional, e as atividades subterrâneas estão focadas no desenvolvimento e preparação de áreas para operações de mineração e aumento reservas minerais com perfuração em novas áreas, buscando estabilidade operacional em toda a operação. O desenvolvimento de minas também alcançou a produção mensal esperada de 1.000 metros (100% da capacidade).

A produção de 2022 permanece inalterada e é estimada entre 14 e 23 mil toneladas de zinco, 1,6 - 2,3 mil toneladas de cobre, 5,0 - 7,7 mil toneladas de chumbo, e 0,3 - 0,5 onças de prata, que estão sujeitos a riscos em torno do ramp up de uma nova mina, entre outros fatores.

Aripuanã total

O projeto Aripuanã consiste em três principais zonas mineralizadas, com uma produção média anual estimada de 70 mil toneladas de zinco, 24 mil toneladas de chumbo, 4 mil toneladas de cobre, 1,8 mil onças de prata, e 14,5 mil onças de ouro ao longo de uma vida minha de 11 anos, considerando apenas as reservas minerais estimadas pelo Regulamento S-K 1300.

Zinco essencial

O zinco é dos materiais mais essenciais do mundo e, devido ao seu papel crescente em armazenamento de energia e sua capacidade superior de proteger metais contra corrosão, ele permanece crucial para o futuro. À medida que o mundo passa para uma economia de baixo carbono, Nexa e zinco continuarão a desempenhar um papel fundamental no apoio às tecnologias de energia limpa e desenvolvimento de infraestrutura.

Leia também:

Nexa tem a maior recicladora de pilhas e baterias do Brasil na unidade em Juiz de Fora (MG)