Nexa tem a maior recicladora de pilhas e baterias do Brasil na unidade em Juiz de Fora (MG)

Empresa reaproveita o zinco e outros metais de lixos eletrônicos na sua operação

Por Conexão Mineral 05/07/2022 - 18:03 hs
Foto: Nexa
Nexa tem a maior recicladora de pilhas e baterias do Brasil na unidade em Juiz de Fora (MG)
A empresa reciclou mais de 207 toneladas de pilhas e baterias em 2021

Estima-se que no Brasil são consumidas cerca de 800 milhões de pilhas anualmente e que apenas 5% desse total sejam descartadas de forma correta, de acordo com o último levantamento da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica). Com atuação inovadora e sustentável, a Nexa possui a maior recicladora de pilhas de Brasil, em Juiz de Fora (MG) onde opera desde 2013. A unidade promove a reciclagem de pilhas comuns, alcalinas, recarregáveis, além de baterias portáteis.

A empresa reciclou mais de 207 toneladas de pilhas e baterias em 2021, o que equivale a cerca de 36,7 toneladas de zinco e outros metais recuperados e transformados pela companhia. Em parceria com a Gestora de Resíduos e Equipamentos Eletrônicos - Green Eletron, a empresa disponibiliza mais de 30 pontos de coleta distribuídos na cidade de Juiz de Fora.

“Os temas ESG (Ambiental, Social e Governança, em tradução do inglês) já fazem parte das nossas operações, que atua de forma sustentável, voltada para gestão de resíduos e promoção da economia circular. Com a reciclagem das pilhas e baterias, conseguimos fazer com que o zinco extraído seja reaproveitado como matéria prima e utilizado na produção de zinco primário. Além disso, 78% da energia consumida pela Nexa, em todas as suas unidades, é proveniente de autoprodução de fonte limpa, em hidrelétricas, ou seja, produzimos a nossa própria energia” ressalta José Maximino Ferron, gerente geral da Nexa, na unidade de Juiz de Fora.

Impacto do descarte incorreto

O descarte incorreto de pilhas e baterias usadas é extremamente nocivo ao meio ambiente. Geralmente, esse lixo eletrônico acaba indo para os aterros sanitários comuns, com grande possibilidade de contaminar o solo e lençóis freáticos, já que cada pilha ou bateria tem materiais tóxicos como chumbo, cadmio e outros metais.

Como a reciclagem acontece? 

A Green Electron, empresa parceira da Nexa na reciclagem, recolhe as pilhas descartadas nos diversos pontos de coleta espalhados pelo Brasil, e envia para processamento metalúrgico na Nexa. Na Planta de Juiz de Fora, as pilhas são inicialmente trituradas e blendadas com outras matérias primas secundárias e posteriormente alimentadas no Forno Rotativo Waelz, de tecnologia alemã, onde ocorre a liberação dos metais na forma de óxidos, que na sequência alimentam o processo hidrometalúrgico, onde os metais são separados e seguem diversas linhas de produção.