Nexa e USP fecham parceria para aprimorar programa de gestão de riscos e segurança operacional

Zero Harm busca eliminar fatalidades, reduzir a frequência, gravidade dos acidentes, doenças e elevar os padrões de cultura nos pilares de saúde e bem-estar

Por Conexão Mineral 24/06/2022 - 20:00 hs
Foto: Nexa
Nexa e USP fecham parceria para aprimorar programa de gestão de riscos e segurança operacional
Parceria visa proporcionar uma mudança cultural em todos os níveis

Promover mudanças significativas e duráveis, aprimorar tomada de decisões, criar um ambiente mais sustentável, seguro e capaz de melhorar o bem-estar, são os principais propósitos do Zero Harm, programa de gestão de riscos e segurança operacional da Nexa. A empresa fechou uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) para aplicar o G-MIRM Global Minerals Industry Risk Management (Gerenciamento de Risco na Indústria Mineral - Global).

A parceria visa proporcionar uma mudança cultural em todos os níveis da companhia e fazer com que todos os colaboradores tomem decisões corretas em relação aos aspectos de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. No Brasil, por meio do LACASEMIN (Laboratório de Controle Ambiental, Higiene e Segurança na Mineração) do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica - PMI/EPUSP, os colaboradores da Nexa, em todos os níveis hierárquicos, terão a oportunidade de participar dos cursos e atividades que serão apresentadas sobre as melhores práticas no setor. 

Marcio Godoy, vice-presidente de Serviços Técnicos da Nexa, destaca que o programa vai agregar muito a cultura organizacional da companhia. “O G-MIRM mostra como o programa pode contribuir em aspectos relevantes para as áreas de sustentabilidade, prevenção e segurança da Nexa. Com sua implantação, buscamos ter um ganho ainda maior de conscientização, custo-benefício e direcionamento para resultados consistentes em todos os níveis da companhia”, ressalta.

Para Thais Laguardia, gerente geral de sustentabilidade da Nexa, o Zero Harm é uma iniciativa completa por atuar em três frentes: identificação, resolução e mobilização de pessoas, percepção e gestão de Riscos para tomada de decisões, melhorar a compreensão e a prática da transformação cultural através da gestão efetiva dos riscos. 

“Com o programa vamos conseguir construir uma cultura ainda mais integrada e homogenia, com foco em objetivos estratégicos importantes como fortalecimento da gestão do conhecimento e aprendizado contínuo, liderança impulsionadora da transformação e incentivo ao protagonismo dos colaboradores”, diz Thais.