Segurança com diagnóstico rápido garante benefícios de correias transportadoras

Por Conexão Mineral 20/06/2022 - 20:51 hs
Foto: Construtora Itaminas
Segurança com diagnóstico rápido garante benefícios de correias transportadoras
Tecnologia é a grande aliada para garantir o seu funcionamento com segurança

Por Murilo Moraes*

Com os constantes aumentos de combustíveis e pressões inflacionárias, os custos de transporte impactam diretamente nos preços de toda a cadeia produtiva. A busca por eficiência logística torna-se, portanto, imprescindível para competitividade dos negócios.   

Nesse contexto, ganham destaque os sistemas de transporte de cargas, que podem se dar por diversos tipos de modais, como terrestre, aéreo, marítimo e são aplicados em milhões de mercadorias diariamente. Fundamentais para a movimentação das economias ao redor do mundo, eles estão inclusive em aplicações pouco difundidas, como a mineração. 

Na mineração, um dos modais que mais chama a atenção são os caminhões fora de estrada, que podem suportar até 400 toneladas com apenas uma única carga. Porém, muitos desconhecem que eles são uma pequena parte do sistema complexo de transporte de minérios. As principais protagonistas são, na realidade, as correias transportadoras, que adquiriram papel fundamental na exploração de minérios uma vez que podem carregar milhares de toneladas diariamente, acelerando o processo de exploração até o envio para o beneficiamento do minério. 

Como um fato curioso, a maior correia transportadora no mundo fica no deserto do Saara, ligando diretamente a mina de rochas fosfáticas ao porto da cidade de El-Aaiun. Sua extensão é de 98 km, com capacidade de transportar mais de 2.000 toneladas por hora.  

Com a possibilidade de transportar grandes volumes a grandes distâncias, as correias transportadoras detêm uma posição dominante no transporte de materiais devido às suas inerentes vantagens, como economia, segurança na operação, confiabilidade e versatilidade. Estão diretamente ligadas à melhoria de desempenho, à rapidez, à economia de tempo na movimentação dos mais variados tipos de carga e claro, à melhor relação custo-benefício para diversos segmentos.  

Por esses motivos, as correias transportadoras são mais difundidas em alguns setores, tendo seu uso ampliado a grandes distancias (vide o caso do Saara) para reduzir os custos de produção.  No entanto, para usufruir de todos os seus benefícios, detalhes de segurança operacionais devem ser observados e difundidos neste meio de transporte de cargas. 

Um dos exemplos são as chaves de emergência com acionamento por cabo e atuação bilateral. Trata-se de um dos equipamentos mais indicados e utilizados na adequação de quesitos de segurança em correias transportadoras. Tais mecanismos de emergência permitem a parada imediata e segura em condições de risco ou falhas, mantendo a integridade e segurança do operador e da operação. 

E a tecnologia é a grande aliada para garantir o seu funcionamento com segurança. Hoje, é possível, por exemplo, monitorar as chaves de emergências com acionamento por cabos e atuação bilateral com uma solução baseada no conceito de sinal dinâmico. Ela permite conectar todas as chaves em série por todo perímetro da correia transportadora atingindo os maiores níveis de segurança de uma aplicação. Nessa solução, aplica-se um canal de comunicação entre os dispositivos – em vez de dois como nos dispositivos de segurança convencionais -, proporcionando economia de cabeamento, redução de controladores e menor quantidade de dispositivos de emergência no projeto. 

Outro equipamento que merece destaque são os adaptadores que transformam sinais de segurança convencionais em sinais dinâmicos. Isso significa que a maioria dos dispositivos de segurança convencionais já instalados atualmente podem ser utilizados no conceito de sinal dinâmico, quando usados em conjunto com um adaptador, aumentando a confiabilidade do sistema. 

Investir nesses tipos de tecnologia é, portanto, uma forma de garantir que as correias transportadoras cumpram, com segurança, o seu papel de proporcionar economia e eficiência nas operações no setor de mineração em um momento de forte pressão de custos da logística global.  

Além disso, quaisquer ocorrências operacionais nas correias transportadoras podem gerar grandes perdas de produção e financeiras. Uma parada 15 horas ou mais pode representar um prejuízo acima de US$ 1.000.000,00, considerando um navio com capacidade para 400 mil toneladas de minério de ferro e que, em média, é carregado em menos de 24 horas em uma operação contínua. Para um preço médio da tonelada de minério no mercado internacional em US$138,05, a hora parada tem um custo de US$ 60 mil aproximadamente. A isso, acrescenta-se a penalização por atraso no embarque de um navio (demurrage), que pode chegar a US$ 25 mil por dia ou mais, dependendo do navio e da carga. 


(*) Murilo Moraes, responsável pelo gerenciamento das linhas, Relés de Proteção, Relés Inteligentes e Dispositivos de Segurança na ABB Eletrificação