Mineração Santaluz realiza sua primeira fundição de ouro

A unidade tem estimativa de alcançar entre 70 mil e 90 mil onças do metal, em 2022 

Por Conexão Mineral 20/04/2022 - 21:27 hs
Foto: Equinox Gold
Mineração Santaluz realiza sua primeira fundição de ouro
Fundição de ouro é uma importante etapa da fase de comissionamento

Com a construção concluída dentro do prazo programado e sem registro de acidentes com afastamento, a Equinox Gold iniciou oficialmente suas atividades na unidade localizada no município de Santaluz, na Bahia. A Mineração Santaluz acaba de realizar sua primeira fundição de ouro, uma importante etapa da fase de comissionamento, iniciada em fevereiro, e de preparação para o ramp up da produção comercial, prevista para junho. As obras do empreendimento começaram em junho de 2021 e totalizaram um investimento de cerca de US$ 103 milhões, com estimativa de produção, neste ano, entre 70 mil e 90 mil onças do metal.

Quando estiver operando a plena capacidade, a Mineração Santa Luz, que desenvolve lavra em mina a céu aberto, tem previsão de atingir um volume anual de produção de 100 mil onças de ouro. Além disso, a expectativa é de gerar centenas de empregos na região. “Parabéns à equipe de Santa Luz e aos contratados por alcançarem esse marco significativo. Concluir a construção com segurança, no prazo e dentro do orçamento, apesar dos desafios adicionais da pandemia, é uma prova do trabalho árduo e da dedicação da equipe ao projeto”, destacou o CEO da Equinox Gold, Christian Milau.

Santa Luz tem potencial de expansão a partir de oportunidades de desenvolvimento subterrâneo e diversas metas de exploração dentro do greenstone belt que se estende até a outra unidade da Equinox Gold, a Mineração Fazenda Brasileiro, localizada em Barrocas (BA). Com a nova mineradora, a empresa alcança quatro unidades em atividade no Brasil, o que contribuirá significativamente para a estratégia de crescimento global da companhia. Somadas todas as operações, a estimativa da produção brasileira, em 2022, é de 365 mil onças de ouro.

Marco histórico em segurança do trabalho

Além do início das atividades de produção de ouro, a Mineração Santa Luz também comemora um importante marco. A empresa alcançou o índice de três milhões de horas trabalhadas sem acidentes com afastamento. O cálculo leva em consideração a soma de todas as horas de trabalho de todas as pessoas que atuaram na fase de construção da mineradora, conforme padrão de segurança do trabalho. No pico da obra, cerca de 1,6 mil profissionais participaram do projeto. De acordo com o gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Relacionamento com a Comunidade (SSMAC) da unidade, Ernesto Machado, o resultado é reflexo de uma gestão eficiente da segurança, com foco em controles operacionais rigorosos e ferramentas preventivas.