Nexa incentiva economia local com Feira de Empreendedores de Aripuanã

Por Conexão Mineral 28/12/2021 - 20:13 hs
Foto: Nexa Resources
Nexa incentiva economia local com Feira de Empreendedores de Aripuanã
Feira de Empreendedores de Aripuanã reuniu 26 empreendedores locais

A Nexa realizou, em 11 de dezembro, a Feira de Empreendedores de Aripuanã, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do município. Esta iniciativa, em parceria com Consultoria Diagonal, faz parte do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores e Fornecedores Locais, integrado ao Plano de Controle Ambiental (PCA) do Projeto Aripuanã. Atualmente, 116 empreendedores locais estão cadastrados no programa do empreendimento.

Também colaboraram com a promoção do evento a Pacto das Águas, a Associação Comercial e Industrial de Aripuanã (ACIA) e a WebNet. Durante a feira, houve duas palestras abertas ao público abordando os seguintes temas: Desenvolvimento Sustentável, Economia Solidária, Negócios de Impacto Social e Captação de Recursos para Projetos. No total, 26 empreendedores locais e produtores rurais participaram com estandes de venda, exposição de artesanatos indígenas, alimentos fabricados na região e produtos extrativistas. Além disso, foram expostos calçados, confecções, acessórios, perfumaria, couro, informações sobre turismo e cursos de formação profissional.

Para a empreendedora Vauleide Sales, a iniciativa contribui para a valorização dos produtos na região. “Esta parceria com a Nexa é um incentivo muito bom para os empreendedores, principalmente para quem está começando o seu negócio agora. É uma boa oportunidade para apresentar os nossos produtos e também conhecer o trabalho de outros empreendedores da cidade que não conhecíamos”, enfatizou a proprietária da Delícias da Irmã Val. 

Luiz Leandro de Sousa, vereador e presidente da Câmara Municipal de Aripuanã, considerou a feira de empreendedores como um caminho de integração entre empresa e comunidade. “Vejo como uma ação fundamental e muito importante. A população ganha com isso e o comércio também. É uma integração bastante positiva entre a mineradora, a população e o comércio local”, conclui. 

Já Fabiani Lima, presidente da Associação Comercial e Industrial de Aripuanã (ACIA), observou que o evento atendeu as expectativas dos parceiros e expositores. “É muito importante esse fortalecimento do comércio local. Nós da ACIA também trouxemos o nosso estande para levarmos ao conhecimento dos empreendedores os serviços oferecidos pela ACIA para o desenvolvimento de negócios”, enfatizou.

Rodrigo Fonseca, Gerente Geral do Projeto Aripuanã, explica que o Programa de Desenvolvimento de Empreendedores e Fornecedores Locais contribui para o fortalecimento da economia da cidade. “Nós, da Nexa, somos parte da transformação pela qual vive a região Noroeste de Mato Grosso. Não temos dúvidas de que as organizações devem ser agentes ativos na construção de um futuro sustentável. Nesse contexto, inspirado na geração de valor, realizamos o programa com propósito de apoiar o desenvolvimento socioeconômico do município, com ações que estimulam a expansão, a diversificação e a capacitação das atividades produtivas locais, a fim de integrá-las ao sistema econômico da região".