Boliden, Epiroc e ABB firmam parceria visando minas livres de combustíveis fósseis

O projeto é apoiado pelo financiamento da agência de inovação sueca Vinnova

Por Conexão Mineral 20/12/2021 - 20:13 hs
Foto: Epiroc
Boliden, Epiroc e ABB firmam parceria visando minas livres de combustíveis fósseis
Caminhão subterrâneo Minetruck MT42 movido a bateria

A Epiroc, a mineradora Boliden e a ABB desenvolverão e demonstrarão um sistema de “trolley” elétrico em uma pista de teste na mina Kristineberg, na Suécia. O sistema é um componente vital para permitir o transporte pesado com veículos elétricos a bateria.

Todos os três parceiros têm objetivos corporativos claros que apoiam operações mais sustentáveis, para ajudar as minas a melhorar a produção de modo amigável com o meio ambiente e atender à crescente demanda por metais em todo o mundo. O projeto é apoiado pelo financiamento da agência de inovação sueca Vinnova.

O conceito de alimentação por “trolley” elétrico é altamente adequado para rampas de grande distância e se baseia na reconhecida tecnologia de bateria do caminhão MT42 da Epiroc. Os veículos elétricos a bateria melhoram a saúde e a segurança do operador, reduzem as emissões de CO2 e diminuem os custos operacionais totais. Neste projeto, o caminhão será alimentado por um pantógrafo conectado a uma linha externa de eletricidade. A contribuição da ABB inclui o projeto de sistemas de “trolley” elétrico, definição de padrões e interface do veículo, bem como subestação retificadora para a pista de teste.  

“Estamos muito orgulhosos de entrar nesta colaboração e ansiosos para, em conjunto, dar os próximos passos na jornada da Boliden em direção a uma mina subterrânea automatizada e livre de combustíveis fósseis. Nossas soluções de eletrificação são reconhecidas globalmente e contribuem para a redução substancial das emissões de CO2, levando a uma pegada ambiental menor”, afirma Lars Bergkvist, gerente global key account da divisão subterrânea da Epiroc.

Os caminhões movidos a bateria Minetruck MT42 fazem parte da nova geração de soluções com emissão zero da Epiroc. Desde o início deste ano, a Boliden também está testando a carregadeira a bateria modelo ST14 da Epiroc e o caminhão rebaixado MT42 automatizado. A Epiroc oferecerá sua frota completa de equipamentos de mineração subterrânea em versões elétricas a bateria até 2025.