Como ter maior eficiência operacional em plantas de britagem?

Webinar organizado pela Metso Outotec no dia 20 de dezembro responde a essa pergunta e indica como usar o máximo da capacidade instalada na produção de brita e de outros agregados

Por Conexão Mineral 13/12/2021 - 21:13 hs
Foto: Metso Outotec
Como ter maior eficiência operacional em plantas de britagem?
Webinar no dia 20 de dezembro será gratuito e exige apenas uma pré-inscrição

A melhoria das plantas de agregados é o foco do webinar Eficiência operacional em plantas de britagem, promovido pela Metso Outotec em 20 de dezembro, às 15h. O evento é gratuito e exige apenas uma pré-inscrição. A ideia do seminário é mostrar como os produtores de agregados podem otimizar suas plantas, seja pela redução de custos, principalmente o de energia, ou com o aumento de produção a partir da melhoria nas etapas de britagem, rebritagem e peneiramento. O evento vai mostrar exemplos de otimização e a experiência da Metso Outotec em várias plantas no Brasil.

“Os produtores de agregados sabem que o preço de venda da brita e de outros produtos é regulado pelo mercado. E as margens de lucro só podem ser melhoradas com a otimização da planta”, argumenta Hugo Athayde, coordenador de Vendas da Metso Outotec e palestrante do webinar. De acordo com ele, o evento deve mostrar os pontos críticos onde é possível aumentar a eficiência dos equipamentos de britagem e peneiramento. A eficiência energética é outro destaque do webinar, pois a energia é um dos principais elementos no custo de produção. 

O evento deve indicar como as pedreiras e outros produtores podem corrigir falhas em suas plantas por meio da avaliação dos equipamentos atuais. Um exemplo é o uso de sensoriamento  e automação das máquinas para permitir a maior produção com os mesmos ativos já instalados. A automação também permite a antecipação de falhas, aumentando os intervalos de manutenção e evitando paradas não programadas. A eficiência operacional envolve ainda o uso de recursos de segurança que podem ser aperfeiçoados tanto na produção como na etapa de manutenção.

“Temos uma visão global por sermos fabricantes e também pela experiência em campo no fornecimento de serviços. Isso permite que possamos tratar a otimização da planta como um todo”, antecipa Athayde. Ele cita o dimensionamento incorreto das peneiras como um erro clássico – entre vários – que podem ser corrigidos. “Há um investimento grande em britadores, mas o gargalo em alguns casos acontece no peneiramento. Por isso é necessário uma visão de quem conhece o processo e o funcionamento da planta como um todo”, explica.

O seminário também deve ainda mostrar como é possível repensar a planta a partir da simulação em computador. A Metso Outotec tem um software próprio para isso e permite que os produtores de agregados possam identificar os pontos de melhoria e planejar mudanças modulares de acordo com a sua capacidade de investimento. 

Webinar - Eficiência operacional em plantas de britagem

Data: 20 de dezembro

Horário: 15h00

Pré-inscrição (obrigatória): https://www.mogroup.com/pt/insights/webinars/eficiencia-operacional-em-plantas-de-britagem/