O desafio de minimizar o uso de água no processo de mineração

Por Conexão Mineral 13/12/2021 - 21:04 hs
Foto: Metso Outotec
O desafio de minimizar o uso de água no processo de mineração
Triagem com alta umidade costuma ser um grande desafio e pode facilmente resultar em pegamento

Por Ricardo Ogawa* 

A indústria de mineração enfrenta o desafio único de minimizar seu impacto ambiental e, ao mesmo tempo, garantir o acesso a recursos valiosos. Economizar água como uma empresa de mineração pode parecer difícil, mas existem maneiras de economizar água e, ao mesmo tempo, manter a produtividade.

Cientistas alertam sobre uma grave escassez global de recursos resultante das mudanças climáticas, a gestão sustentável da água é crítica. As mineradoras estão na linha de frente dos riscos à segurança hídrica. A indústria de mineração utiliza água em diversos processos, incluindo processamento de minerais, supressão de poeira, transporte e armazenamento de resíduos, processos de extração e utilização de limpeza do local. Na maioria das operações, os operadores extraem água de lençóis freáticos, córregos, rios, lagos ou por meio de fornecedores comerciais de água. Para tornar as coisas ainda mais desafiadoras, alguns locais de mineração estão localizados em áreas onde a água já está escassa.

Todos estamos conscientes que precisamos utilizar a água de maneira mais sustentável e muitas empresas cooperam com os fornecedores para desenvolver novas tecnologias que sejam mais eficientes. Embora as expectativas em relação a eficiência variem muito, pois dependem de aspectos técnicos do processo da indústria, complexidade do projeto e da localização geográfica, existem algumas áreas que têm um grande impacto quando se trata de otimizar a gestão da água. A triagem é um bom exemplo.

Gerenciamento de triagem de alta umidade

Muitas plantas de mineração estão localizadas em regiões com umidade alta ou períodos de chuvas intensas. A triagem com alta umidade costuma ser um grande desafio e pode facilmente resultar em pegamento, se não for adicionada água no processo. No entanto, quando a adição de água não é uma opção, a necessidade de uma solução que forneça um peneiramento a seco eficiente de minério de alta umidade torna-se crucial.

Estamos realizando pesquisas há muitos anos para desenvolver tecnologias mais avançadas na área de triagem, principalmente nas áreas que chamamos de triagem impossível, aqueles processos mais difíceis. O objetivo é eliminar a necessidade de água e melhorar a eficiência e a segurança da triagem. Isso reduz o consumo total de água da planta e elimina a necessidade de barragens de rejeitos. A eliminação da água de processo eventualmente resulta em menores custos de processamento devido à remoção do manuseio de rejeitos e permite que as minas se tornem mais competitivas e lucrativas.

Próxima geração de peneiras

A Metso Outotec começou a fazer uma série de testes de laboratório em 2008, que eventualmente resultou no desenvolvimento de uma tela de movimento elíptico com alta força G. A tecnologia tem funcionado com alta disponibilidade, confiabilidade e desempenho no site do cliente por muitos anos e foi otimizada com a ajuda de valiosos comentários do cliente.

A operação 5-6G combinada com o movimento elíptico e as telas de borracha de alta resiliência reduzem o cegamento e pegamento do minério de alta umidade, permitindo maior capacidade em comparação com o movimento linear ou circular. Com essa tecnologia, é possível utilizar os mesmos tamanhos das telas convencionais 

As telas de borracha de alta resiliência oferecem um aumento de vida útil entre 15 a 30% a mais do que as metálicas e tem eficiência de 90% em aplicações de alta umidade através do peneiramento a seco. Esses números podem ser comprovados através das histórias de sucesso de operações em todo o mundo. As mineradoras serão capazes de ampliar ainda mais o que é possível fazer no processo de peneiramento a seco, portanto, eliminar a necessidade de água e reduzir o consumo total de água no processo, ajudando assim, a tornar um planeta mais positivo.

(*) Ricardo Ogawa, gerente de Aplicação Global na Metso Outotec, respondendo globalmente por suporte técnico e aplicação de soluções da linha de Mining Vibrating.