Exportações de rochas superam, em outubro, faturamento total de 2020 e setor alcança US$ 1 bilhão

Por Conexão Mineral 19/11/2021 - 21:13 hs
Foto: Centrorochas
Exportações de rochas superam, em outubro, faturamento total de 2020 e setor alcança US$ 1 bilhão
Os Estados Unidos foram o principal destino dos produtos brasileiros

Em outubro, dois meses antes de concluir o balanço anual das exportações, o setor de rochas ornamentais brasileiro registrou faturamento de US$ 1 bilhão com as exportações nacionais, superando o valor realizado ao longo de todo 2020. O crescimento registrado de janeiro a outubro foi de 36%, em relação ao mesmo período do ano passado e foi divulgado pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas).

Os Estados Unidos foram o principal destino dos produtos brasileiros. O mercado americano representou aproximadamente 62,9% das exportações. Considerando apenas os produtos manufaturados, as exportações para o país saltaram para 78,3% do total exportado pelo Brasil.

Principal fornecedor mundial de rochas ornamentais para os Estados Unidos em 2020, o Brasil, por meio das empresas brasileiras do setor, já se prepara para participar da maior feira do ramo de mármore e granito da América do Norte, a Coverings, que acontecerá em abril de 2022, em Las Vegas. O país é um dos oito mercados-alvo do It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto setorial realizado pelo Centrorochas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e que tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras.

O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Este programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.