Projeto de caminhões de mineração movidos a bateria une Caterpillar e BHP

Por Conexão Mineral 10/09/2021 - 16:36 hs
Foto: Caterpillar

A BHP anunciou um acordo com a Caterpillar para desenvolver  caminhões de mineração de grande porte movidos a bateria de emissão zero. Esses caminhões novos, a serem projetados e construídos pela Caterpillar, irão facilitar a trajetória da mineração de emissões zero em todo o mundo. 

Os caminhões de mineração são a força vital das minas em todo o mundo - o que os torna um componente-chave nos planos para atingir as metas de sustentabilidade e emissões de gases de efeito estufa (GEE). Como a Caterpillar, a BHP leva a sério a abordagem das mudanças climáticas; ambas estão comprometidas em ser um operador zero-emissão até 2050. 

Como parte do acordo recém-anunciado, a BHP terá acesso antecipado ao equipamento de emissão zero desenvolvido pela Caterpillar e fornecerá informações para os processos de desenvolvimento e teste. A colaboração resultante moldará os processos, a tecnologia e a infraestrutura que, em última instância, darão suporte às máquinas de emissão zero e às minas do futuro. Este marco é o resultado de mais de 12 meses de trabalho em equipe entre a BHP e a Caterpillar na análise das demandas de energia e opções para aplicar novas tecnologias nas minas da BHP. 

Diversidade e inclusão (D&I) são fundamentais para as estratégias de negócios de ambas as empresas. Um elemento crítico do acordo recém-anunciado é  apoiar uma indústria de mineração mais inclusiva. Durante o processo de desenvolvimento, a BHP fornecerá informações essenciais para ajudar a Caterpillar no projeto de máquinas que podem ser operadas e mantidas confortavelmente por uma ampla gama de funcionários. 

A diretora comercial da BHP, Vandita Pant, disse: "A oportunidade de nossas equipes contribuírem para o processo de desenvolvimento também nos dá a confiança de que os caminhões serão mais seguros e fáceis de operar para uma força de trabalho mais diversificada do que nunca."