Hydro tem Banco de Talentos para Pessoa com Deficiência sempre aberto

Empresa mantém em seu site área para cadastro de currículos desses profissionais e avalia as oportunidades de contratação conforme a demanda interna

Por Conexão Mineral 27/08/2021 - 12:00 hs
Foto: Hydro
Hydro tem Banco de Talentos para Pessoa com Deficiência sempre aberto
Herondy Feitosa da Silva Soares é analista de Suprimentos Júnior na Hydro

A hemiparesia é a paralisia parcial de um lado do corpo. No caso da Ana Carolina Moraes Fernandes, 33 anos, é congênita e acomete perna e braço direitos. Esta deficiência física da administradora foi informada logo no cadastro do currículo para uma vaga na Hydro, com unidades em Belém, Barcarena e Paragominas. A companhia mantém no seu site (www.hydro.com) o Banco de Talentos para Pessoa com Deficiência, onde são recebidos currículos de profissionais para várias áreas. Os perfis como o da Carolina são avaliados e, de acordo com as demandas, a Hydro entra em contato convidando para o processo seletivo. Os candidatos devem ter o ensino médio completo e é desejável ter ensino superior ou técnico.

Carolina é assistente Financeiro no escritório da Hydro em Belém (PA), atuando diariamente nos sistemas de contas a pagar. Graduada em Administração, com especialização em Auditoria, já finalizada, e cursando outra pós-graduação em Gestão Financeira, a sua meta é crescer na carreira de analista, conquistando cargos em níveis júnior, pleno e sênior na própria Hydro. “A Hydro foi meu segundo emprego; antes trabalhei em uma empresa de telecomunicações. Sempre vi a hemiparesia como uma mini deficiência, então não relatava nos processos seletivos. Foi a minha mãe que me orientou a adicionar o laudo médico na candidatura para que eu garantisse a acessibilidade no ambiente de trabalho. Acredito que, de alguma forma, também foi uma informação relevante para avaliação do meu currículo”, relembra. 

Ela comenta que tinha mais conhecimento teórico do que da prática na área Financeira. E, para superar os desafios, contou com o apoio da equipe na transferência de aprendizados no dia a dia. “Todos os dias surgem novos processos na nossa área e eles me ajudam na atualização do que ainda não domino. E juntos estamos criando muitos projetos para área”, ressalta. Para melhorar o seu desempenho, Carolina não deixa de se exercitar, de acordo com as orientações médicas, nem na pandemia. “Estou de home office desde o início da pandemia. Para prevenir a rigidez muscular e a atrofia dos membros, gosto de dançar e de exercícios aeróbicos”, acrescenta.

Também no escritório da Hydro, em Belém, Herondy Feitosa da Silva Soares, 37 anos, é Analista de Suprimentos Júnior. Aos 17 anos, ele sofreu um acidente em que o pedaço de ferro atingiu o seu olho esquerdo, levando à perda total da visão deste lado ao longo dos anos. Até o processo seletivo na Hydro, ele nunca havia exposto a sua deficiência visual em processos seletivos. “Trabalhei por seis anos na área de compra e venda de uma loja de material de construção. Quando procurei emprego para melhorar a carreira profissional, cadastrei meu currículo em várias plataformas online, mas nada específico para pessoa com deficiência. Apenas mencionei no próprio currículo e esse detalhe chamou a atenção dos recrutadores da Hydro”, conta.

Ele ressalta que foi bem inserido na companhia, da entrevista à indução, e conseguiu se adaptar ao ambiente de trabalho, buscando se posicionar de forma a facilitar a comunicação e execução das atividades. “O mais importante tem sido o respeito que recebo dos meus colegas, que melhorou bastante a minha auto-estima. Quando procurei novos caminhos profissionais, eu ouvia as vantagens de atuar na Companhia, principalmente sobre o cuidado com seus empregados. Fez a diferença para o que tenho hoje, inclusive na vida pessoal. Recomendo aos candidatos que não percam as esperanças de um bom emprego”, comenta Herondy. 

Diversidade, Inclusão e Pertencimento (DIP)

Além do Banco de Talentos, a pessoa com deficiência é um dos públicos prioritários do programa de Diversidade, Inclusão e Pertencimento (DIP) da Hydro, este ano. O DIP faz parte do compromisso da Companhia em fazer uma diferença positiva na sociedade e traz benefícios a todos, promovendo a colaboração entre times, redução de conflitos, clima organizacional, melhor receptividade para novas ideias e inovação no trabalho. Com o programa, a Hydro também pretende avançar com treinamentos e campanhas de conscientização para que, em todos os níveis da empresa, essa pauta seja fortalecida internamente para uma mudança organizacional pró-diversidade.

“O DIP promove mudanças que vão elevar nossa capacidade de atuar de forma criativa e inovadora, a partir do respeito às diferenças que nos tornam únicos e, por isso, valiosos em nossas maneiras de pensar, enxergar e interagir com o mundo. O nosso objetivo é estabelecer processos seletivos e desenvolvimento de carreira que favoreçam e encorajem a diversidade e a inclusão na empresa”, explica Douglas Ruozzi, diretor de Recursos Humanos da Hydro. “A companhia acredita que uma equipe mais diversificada é fundamental para resolver desafios complexos, contribuindo para ambição da Hydro de ser líder industrial sustentável. Juntos podemos alcançar as metas dos nossos negócios”, acrescenta Carlos Neves, diretor de Operações de Bauxita & Alumina. Ele é o líder e embaixador da diversidade da pessoa com deficiência da Hydro no Brasil.