Simpósio virtual da CDE destaca desafios e projeta tendências futuras para a indústria de processamento de materiais

Por Conexão Mineral 13/08/2021 - 14:56 hs
Foto: CDE
Simpósio virtual da CDE destaca desafios e projeta tendências futuras para a indústria de processamento de materiais
Operação da ATCO Concrete Products em Aruba, no Caribe

Os impactos do aterro e os holofotes políticos voltados para a sustentabilidade foram o foco de uma série de seminários em um simpósio virtual recente, realizado pelos fabricantes de tecnologia de processamento de materiais por via úmida CDE.

“Aqui em Nova York, os aterros estão ficando sem espaço, então o descarte de resíduos se tornou um grande problema localmente para nós”, comentou Robert Tassey, Gerente de Unidade de Classificação da Posillico Materials.

Bill Turley, Diretor Executivo da CDRA (Construction & Demolition Recycling Association - Associação de Construção, Demolição e Reciclagem), participou de uma discussão que examinou as tendências do mercado de construção nos próximos 10 anos na América do Norte e observou: “Atualmente, com esta administração atual, eles reconhecem a necessidade de melhoria na infraestrutura nos EUA e os benefícios da reciclagem de materiais de construção e demolição para a economia, o meio ambiente e o público em geral.”

Engineering Insights

Ambos foram comentários de destaque de palestras no recente simpósio virtual de Engineering Insights (Insights de Engenharia) da CDE, que foi realizado on-line de 18 a 20 de maio. O evento aconteceu depois de uma conferência inaugural de enorme sucesso em 2020, respondendo ao desejo dos profissionais da indústria de se engajarem em aprendizagem global e networking na ausência de feiras internacionais e convenções presenciais.

Para apoiar o compartilhamento contínuo de percepções e facilitar as discussões pertinentes sobre o mercado global, a CDE mais uma vez reuniu líderes da indústria e programou uma série de painéis de discussão e apresentações dinâmicas e benéficas que cobriram setores como areia e agregados, reciclagem de resíduos de construção e demolição (C&D), areias industriais, mineração e águas residuais.

Ao longo de três dias, os especialistas da CDE conduziram os seminários que atenderam ao público global da empresa.

CDE na América do Norte

A CDE está atualmente apoiando muitas empresas na América do Norte e América Latina para perceber o valor oculto em suas operações de extração.

Em um painel técnico de discussão entre os Gerentes de Desenvolvimento de Negócios da CDE nos EUA, Tom Wick e Ryan O'Loan, os participantes aprenderam como os operadores podem extrair o máximo de suas operações existentes de pedreira e/ou mina. A sessão explorou as tecnologias atuais para identificar oportunidades perdidas e fornecer soluções (ao produzir materiais de qualidade superior), a importância da reciclagem da água na eficiência e sustentabilidade da operação e como as soluções avançadas de processamento de materiais por via úmida podem ajudar a superar alguns desafios causados pelos sistemas tradicionais em vigor em muitas pedreiras.

Vários clientes da CDE na indústria de reciclagem de C&D e de solos contaminados (Harford Minerals, Posillico Materials e Brewster Bros.) discutiram a importância e o valor da reciclagem de resíduos e de sua transformação em produtos vendáveis para a indústria de construção.

Adicionando ao seu comentário sobre o espaço disponível no aterro, Robert Tassey, da Posillico Materials, disse: “Também estamos ficando sem suprimento de areia, então uma planta como a [da CDE] pode resolver os dois problemas ao mesmo tempo. Oferecemos aos nossos clientes e consumidores uma saída para seus materiais e também oferecemos a eles um fornecimento de novos materiais a custos reduzidos a partir das opções disponíveis que já existem.”

Além disso, ao examinar as tendências projetadas para os próximos 10 anos, o Gerente de Desenvolvimento de Negócios da CDE, Joseph Teahl, observou: “Dada a escassez de recursos naturais e preocupações ambientais, a demanda por areia reciclada e agregados de materiais residuais aumentará nos próximos anos para atender à crescente demanda do setor de construção... Os estados que vão liderar são os que apresentam maiores taxas de urbanização, como podemos ver atualmente no Nordeste”.

CDE na América Latina

Durante “Benefícios da reciclagem de concreto: As muitas maneiras de reciclar e reutilizar concreto”, os participantes ouviram de clientes da CDE na América do Norte e na América Latina que exploraram a importância da reciclagem de concreto em suas respectivas regiões.

Todd Ruttura da Our Recycling Corp em Long Island, Nova York e Ethan Tromp da ATCO Concrete Products Aruba, foram acompanhados por Gustavo Brasil, Executivo de Desenvolvimento de Negócios, Brian Barndt, Gerente de Otimização de Processos, e Darren Eastwood, Diretor de Desenvolvimento de Negócios, na CDE para discutir o processo, sua ajuda para contribuir com a demanda crescente de materiais de construção e o papel que a CDE desempenha.

Dada a atual escassez de areias naturais em Aruba, Tromp comentou que a empresa e sua equipe têm “trabalhado e mantido a planta [da CDE] em operação por longas horas para ajudar a produzir mais areias recicladas e ajudar a atender a essa demanda”.

Aprendizagem global virtual

O programa lotado de três dias contou com 16 especialistas em discussões envolvendo quase 50 palestrantes.

O Diretor de Desenvolvimento de Negócios da CDE, Darren Eastwood, diz: “Em 2020, apesar das circunstâncias globais, a CDE utilizou suas plataformas para para reunir líderes da indústria e profissionais para discutir virtualmente as questões predominantes da época. Estamos orgulhosos de que, em 2021, fomos capazes de realizar o nosso segundo simpósio virtual de Insights de Engenharia.

“Continuamos a facilitar a aprendizagem global e nossa conferência foi mais uma vez um grande sucesso, já que quase 600 profissionais da indústria se inscreveram, engajando-se com nosso evento de todo o mundo.

“Desafios em nossa indústria, como gestão de água, esgotamento de areia e mineração sustentável, continuam a dominar conversas importantes, e acreditamos que é de grande importância que os especialistas da indústria sustentem essas discussões virtuais para ajudar nessa progressão, à medida que o mundo sai da pandemia global.”

O programa completo de Engineering Insights (Insights de Engenharia) agora está disponível para visualização sob demanda para os participantes inscritos. Para obter mais informações: cdeglobal.com/vevent