Reunião Cidadã da JMC Yamana Gold debate sismologia em Jacobina

Por Conexão Mineral 06/08/2021 - 17:16 hs
Foto: Yamana Gold
Reunião Cidadã da JMC Yamana Gold debate sismologia em Jacobina
Para entender os eventos sísmicos em Jacobina, a JMC conta com um time de especialistas

Na noite da última terça-feira (03/08), colaboradores de várias áreas da JMC Yamana Gold participaram da 1ª Reunião Cidadã de 2021. O tema escolhido pelo público para ser debatido na ocasião foi sismologia e os estudos que a Yamana está conduzindo nesta área por meio de consultoria especializada. O evento virtual foi conduzido pelo Gerente Geral, Edvaldo Amaral, e contou com apresentações do professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Carlos Uchôa e do engenheiro de minas, Ubirajara Lira Júnior.

Uchôa falou sobre a ocorrência dos abalos sísmicos na Bahia e o levantamento histórico dos sismos ocorridos na área da Jacobina Mineração. Já Ubirajara, fez um panorama do estudo sismológico que vem sendo feito no entorno da barragem.

“Esse tipo de encontro é fundamental para dialogarmos com os públicos, mostrarmos o que estamos fazendo, em especial, mostrarmos de que forma temos avançado com o trabalho de sismologia que tem sido feito há pouco mais de cinco meses. É um trabalho minucioso, provavelmente teremos que prorrogar por mais um ou dois anos e aí, sim, poderemos chegar às conclusões finais”, explica Edvaldo Amaral.

Também marcaram presença a Defesa Civil Municipal, a Secretaria de Planejamento de Jacobina, o Conselho de Meio Ambiente, CREA-BA e imprensa jacobinense. 

Reunião Cidadã

Os encontros ocorrem várias vezes no ano e contam com a presença de diversos stakeholders. Por conta da pandemia, esse ano não havia sido realizada nenhuma reunião e por isso optou-se pela realização do encontro de forma virtual. Os temas são escolhidos pelos próprios participantes.

Histórico

Desde o final de fevereiro, buscando entender melhor os eventos sísmicos que vem ocorrendo em Jacobina, a JMC conta com um time de especialistas em sismologia que estão realizando trabalhos geológicos e geofísicos de campo, além de levantamento de áreas de riscos sísmicos. Complementar a este trabalho, a empresa também adquiriu quatro aparelhos para medições sismológicas a fim de obter informações, em tempo real, na detecção e medição de tremores de terra.