Conferência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais será realizada em agosto

A 6ª edição do evento abordará temas como sustentabilidade e digitalização na mineração

Por Conexão Mineral 28/07/2021 - 11:58 hs
Foto: AHK
Conferência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais será realizada em agosto
O evento é online e tem inscrições gratuitas

Nos dias 18 e 19 de agosto, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paula realizará a 6ª edição da Conferência Brasil-Alemanha de Mineração e Recursos Minerais. O evento acontecerá em formato digital e contará com a participação de especialistas brasileiros e alemães para debater os temas mais atuais da mineração. 

Realizada desde 2016, a conferência se tornou a principal plataforma de relacionamento entre os setores de mineração brasileiros e alemães. Neste ano, serão abordados temas como sustentabilidade e fundamentos da mineração inteligente (smart mining, em inglês), que envolvem o uso de tecnologias de ponta para o aumento da produtividade e a prevenção de acidentes nas minas. Além disso, o evento contará com a apresentação de cases das empresas Haver & Boecker Niagara, que fará uma exposição sobre seu sistema de processamento de peneiramento PROcheck, e Voith Turbo, que apresentará seu produto para transportes de correia, o Belt Genius ERIC.

Participarão dos debates a Secretária de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Ministério de Minas e Energia do Brasil (MME), Lilia Mascarenhas Sant’agostinho;  a Subsecretária da Unidade de Política Internacional de Recursos Minerais do Ministério Federal de Economia e Energia (BMWi), Andrea Jünemann; o Diretor-Presidente do ServiçoGeológico do Brasil (CPRM), Dr. Esteves Pedro Conalgo; e Dr. Herwig Marbler, da Agência Alemã de Recursos Minerais (DERA) do Instituto Federal de Geociências e Recursos Minerais (BGR).

Por meio da Conferência, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo fomenta a cooperação bilateral impulsionada por debates de alto nível técnico e intenso networking entre os participantes do evento. “A mineração é um setor em intenso crescimento e que pode se beneficiar muitas das novas tecnologias, não apenas para otimizar resultados, mais também garantir mais segurança e sustentabilidades nos processos. Unindo o potencial brasileiro às tecnologias de ponta da Alemanha, a conferência proporcionará uma troca de experiências muito relevante”, afirmou Pedro Lopes, Head do Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais da instituição.

Adicionalmente, a conferência marcará o lançamento do 3º Guia de Fornecedores de Mineração, publicação produzida pela Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo e que tem como objetivo informar os leitores sobre as principais tendências do setor, além de fornecer uma lista atualizada de fornecedores e produtos da cadeia de valor de mineração e metalurgia.

O evento contará com o patrocínio das empresas Haver & Boecker Niagara, ifm electronic, RWE, Siemens, Voith e Vulkan.

A conferência terá tradução simultânea português/alemão. Para conferir a programação completa e fazer a sua inscrição gratuitamente clique aqui e será redirecionado ao site do evento.