Epiroc amplia sistema de monitoramento remoto em seus jumbos

Por Conexão Mineral 14/07/2021 - 10:50 hs
Foto: Epiroc
Epiroc amplia sistema de monitoramento remoto em seus jumbos
Operador pode supervisionar remotamente a perfuração

A Epiroc lançou a funcionalidade de “Boomer Remote Observation” (observação remota da plataforma de perfuração). A solução integra o Rig Control System RCS 5 da Epiroc, junto com o ABC Total, que já permitiam a perfuração automatizada de acordo com planos de perfuração digitais. 

Agora, com a integração do RRA (Rig Remote Access) trazendo a opção denominada “Boomer Remote Observation”, o operador pode supervisionar a perfuração remotamente, por exemplo, durante mudanças de turno ou pausas. Isso aumenta a produtividade, pois a perfuração pode continuar sem paradas. A segurança também é aumentada, pois é possível interromper a perfuração se necessário, em caso de emergência.

Utilizando esta solução de modo otimizado, os furos mais difíceis são perfurados manualmente primeiro. Em seguida, os furos menos difíceis são feitos no modo automatizado. A perfuração automatizada é cronometrada e sincronizada com as mudanças de turno para que nenhuma parada na perfuração ocorra. Tudo é monitorado da sala de controle. A máquina desliga quando concluído o último processo programado.

Tudo isso é parte do 6th Sense Control, uma família de produtos que combina diferentes recursos, funções e pacotes de produtos que permitem melhorar o controle do processo e da máquina.

O hardware da solução integra: LAN sem fio, módulo de segurança e switch ethernet; interruptor local / remoto para alternar entre plataforma / controle remoto, controlado da cabine; duas câmeras de vídeo; codificador de vídeo.

Para a sala de controle os equipamentos base são: decodificador de vídeo, display, painel do operador, botão de parada de emergência.