Atlantic Nickel recebe certificação da Marinha do Brasil por segurança no transporte de minério

Documento atesta que embarque do concentrado de níquel pelo Porto de Ilhéus obedece aos padrões do Código Marítimo Internacional para Cargas Sólidas a Granel

Por Conexão Mineral 07/07/2021 - 13:57 hs
Foto: Atlantic Nickel
Atlantic Nickel recebe certificação da Marinha do Brasil por segurança no transporte de minério
Embarque obedece aos padrões do Código Marítimo Internacional para Cargas Sólidas a Granel

A Atlantic Nickel, empresa baiana que produz e exporta níquel sulfetado no município de Itagibá, recebeu a "Certificação Embarcador – Aprovação de Procedimento de Embarque e Controle de Umidade de Concentrado de Níquel", conferida pela Marinha do Brasil. A certificação representa uma importante conquista como resultado das estratégias de segurança implementadas pela empresa em todas as etapas da operação, desde a produção ao transporte do minério.  

O documento da Marinha do Brasil atesta que o procedimento de embarque do concentrado de níquel, 100% exportado pelo Porto de Ilhéus (BA), obedece aos padrões do Código Marítimo Internacional para Cargas Sólidas a Granel (IMSBC Code), com estrita observância ao Limite de Umidade Transportável (TML) estabelecido pela Organização Marítima Internacional (IMO). O TML é o parâmetro regulatório utilizado para medir o nível de umidade de minérios em transporte marítimo. 

A certificação comprova a segurança e a qualidade do minério da Atlantic Nickel, itens que são fundamentais para evitar o processo conhecido como liquefação, e assim, não estar suscetível a acidentes no mar.  

Segundo a mineradora,  desde que iniciou as operações na Mina Santa Rita, a Atlantic Nickel mantém o compromisso de trabalhar de forma segura em seu propósito de atingir o máximo potencial na produção do concentrado de níquel, atuando com responsabilidade a fim de manter o mais alto padrão de qualidade do minério.