ABB ampliará sistema de automação e controle na Hydro

Projeto deve durar até oito meses

Por Conexão Mineral 12/12/2016 - 17:18 hs
Foto: ABB
ABB ampliará sistema de automação e controle na Hydro
Ampliação do Sistema 800xA em Paragominas aumentará a produtividade

A ABB acaba de firmar acordo com a Hydro, empresa global de alumínio sediada na Noruega. O objetivo do contrato é a expansão do Sistema da ABB de automação e controle (Sistema 800xA), já instalado na planta Paragominas. Além da ampliação da automação que ocorrerá no sistema de rejeitos da mineradora, a ABB também vai oferecer treinamentos para a equipe de operação do local.

O Sistema 800xA da ABB controla atualmente as linhas de produção e manuseio de materiais da Hydro Alunorte, maior refinaria de alumina do mundo com capacidade de produção de 6,3 milhões t/ano. A bauxita é extraída na mina em Paragominas (PA) e transportada via mineroduto, que tem aproximadamente 244 km de extensão, até a Alunorte. O sistema de automação da ABB, em operação na planta existente, é um dos maiores projetos do mundo já realizados no segmento de mineração, e a ampliação deve durar até oito meses.

A expansão do Sistema 800xA em Paragominas tem por objetivo aumentar a produtividade e otimizar os trabalhos por meio de controle remoto da operação. O sistema da ABB, de acordo com a empresa, é capaz de melhorar a eficiência da engenharia, o desempenho do operador e a utilização dos recursos envolvidos no processo de produção das plantas ao integrar a operação. A solução integra sistemas de segurança, elétricos, de vídeo, de manutenção e de controle. Além das operações integradas, ainda de acordo com o fabricante, o sistema possui uma interface homem-máquina de alto desempenho e oferece um ambiente mais confortável ao operador.