Votorantim Cimentos eliminou contaminação em agregados produzidos em Santa Isabel

A Metso Outotec auxiliou a empresa fornecendo telas de borracha de alta resiliência e ainda aumentou sua eficiência operacional em 11%

Por Conexão Mineral 26/03/2021 - 17:08 hs
Foto: Metso Outotec
Votorantim Cimentos eliminou contaminação em agregados produzidos em Santa Isabel
Ajustes no peneiramento, incluindo troca de telas, ajudaram no melhor desempenho

Em 2018, a unidade de Agregados da Votorantim Cimentos localizada no município de Santa Isabel, na Grande São Paulo, enfrentava dois grandes desafios. Além da retração do mercado da construção civil, a fábrica apresentava a contaminação dos agregados e da presença, acima da média, de materiais pulvurulentos. No mercado de areia e de brita, os compradores preferem materiais com níveis controlados de contaminantes e de pó. Ou seja, agregados mais “limpos” têm a preferência. 

Para mudar esse cenário, a unidade de Santa Isabel investiu em maior capacitação dos colaboradores e também endereçou a resolução técnica do processo de peneiramento dos agregados. Neste momento, especialistas da Metso Outotec foram convidados para avaliar a eficiência operacional das peneiras. “Já tínhamos enfrentando um problema parecido em na unidade de Araçariguama, também localizada no Estado de São Paulo. A solução apresentada foi a troca das telas metálicas por telas de borracha de alta resiliência da Metso Outotec, quando tivemos bons resultados nos testes e na operação em si”, comenta o gerente Industrial de Agregados da Votorantim Cimentos, Carlos José Barbosa Silva. 

Os testes realizados na unidade de Agregados em Araçariguama foram replicados em Santa Isabel. Em Araçariguama, os testes envolveram a operação simultânea de duas peneiras: uma com telas metálicas e a outra com telas de borracha. O material coletado de cada uma delas foi analisado pelo laboratório da unidade e o relatório concluiu que a utilização de telas de borracha praticamente elimina a contaminação do produto final e, além disso, diminui a presença de materiais pulvurulentos. Os testes foram definitivos para a escolha da Metso Outotec como parceira em Araçariguama e, posteriormente, em Santa Isabel. 

Embora não seja responsável sozinho pela melhoria do desempenho operacional, o ajuste no peneiramento e a adoção de telas de borracha ajudaram a unidade de Santa Isabel a melhorar seu desempenho. A avaliação dos clientes finais comprovou os resultados: a pedreira  melhorou seu índice de qualidade (via serviço de atendimento ao cliente), passando de um registro a cada 37 mil toneladas produzidas em (2018) para um a cada 700 mil toneladas produzidas, ou seja, quase 20 vezes melhor. O parâmetro de avaliação atual é que é dez vezes maior do que a meta antes especificada para cada registro. “Foi um salto fantástico que surpreendeu a todos. Os resultados das mudanças foram significativos”, complementa Carlos. 

Sem contaminação interna

Se a presença acima da média de materiais pulvurulentos foi combatida com as mudanças no peneiramento, a contaminação interna foi solucionada com a correção de procedimentos  entre os operadores de carregadeira que movimentam os produtos nos dois turnos de operação. Foram identificados erros na etapa de carga e transporte da pedreira para os clientes –  esta última feita por terceiros – também foi corrigida com a identificação das falhas e orientação aos motoristas. 

O melhor indicativo, no entanto, é a precificação: em julho de 2019, por exemplo, o preço do pó de pedra tinha sido aumentado de forma significativa, recuperando a perda decorrente dos impactos da qualidade. A recuperação do valor negociado entre os clientes locais e o aumento da produção foram complementados por um plano ainda mais arrojado em 2020: mudanças no peneiramento que permitem um projeto no fornecimento de granilha, um intermediário em termos de granulometria entre o pó de pedra e a brita zero. Trata-se de um produto que melhora a qualidade de produção de blocos de concreto, com menor consumo de cimento e maior resistência mecânica e qualidade visual. 

“Existe uma demanda reprimida e já identificada, mas nossa produção deverá acontecer com ajustes no peneiramento”, afirma Carlos. O executivo lembra ainda que a unidade já trabalha enxuta, tendo aumentado em 4 mil toneladas a produtividade per capita entre 2018 e 2019.  “Parte de quem compra nossa produção de areia e brita zero são produtores de blocos de concreto, que possuem máquinas automatizadas e que exigem um padrão alto de homogeneidade, e eles foram os primeiros que observaram a mudança na qualidade e na aparência do nosso produto final”, resume o gerente regional e líder na implementação de mudanças.

A unidade em Santa Isabel opera desde 1959 e atende clientes da Região Metropolitana de São Paulo, fornecendo agregados para construção civil, grandes obras e produtores de blocos de cimento.