Minere como uma mulher

Nexa lança campanha que busca ampliar a participação feminina na mineração

Por Conexão Mineral 19/03/2021 - 14:55 hs
Foto: Nexa
Minere como uma mulher
Presença feminina na mineração brasileira é de apenas 13%

Neste mês de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Nexa lança o movimento #MinereComoUmaMulher. A ação acontece diante de um cenário em que a participação de mulheres no mercado de trabalho brasileiro é de 44%, enquanto na mineração é de apenas 13%, de acordo com pesquisa realizada pela Women in Mining Brasil, em 2019. A campanha ganha ainda mais relevância por apoiar uma transformação cultural fora e dentro da Nexa, que busca promover um ambiente mais plural e inclusivo em toda a cadeia do setor de mineração.

Durante o evento de “#MinereComoUmaMulher”, o grupo Empodera, frente de Mulheres do programa Pluralidade da Nexa, anunciou as diversas atividades que serão promovidas e dedicadas às mulheres em todas as suas operações, tendo como foco três pilares de atuação: ações estruturais, ações afirmativas e ações de conscientização e engajamento.

De acordo com Gustavo Cicilini, Vice-Presidente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Nexa, a pluralidade é um dos principais focos estratégicos da companhia para os próximos anos. "Em 2018, a Nexa tinha 12% de mulheres na companhia e, hoje, temos aproximadamente 14% de presença feminina em todos os níveis na companhia. Neste ano, temos a expectativa de superar a marca dos 16%. Atualmente, temos 20% de participação feminina em nosso Conselho de Administração. Para 2025, a nossa meta é atingir 20% de mulheres no quadro laboral e que, adicionalmente, elas ocupem 25% das posições de liderança na companhia”, afirma Cicilini.

Para Júnia Cidade, líder do grupo Empodera, a equidade de gênero é uma questão que precisa ser discutida e revista em todo o setor de mineração. “Buscamos criar um ambiente de respeito, que seja mais incluso e estimule a participação da mulher em todos os níveis. Por isso, criamos uma campanha plural e que pode ser utilizada por todas as mulheres que atuam no setor mineral”, comenta. O lançamento da campanha contou com a participação da Jamile Cruz, diretora de Relações Internacionais do Women in Mining Brasil (WIM), que destacou que os objetivos do movimento são ampliar e fortalecer a participação das mulheres no setor de mineração.

Neste mês, todas nas unidades da Nexa irão promover encontros e palestras virtuais para falar sobre equidade de gênero e pluralidade.