Morro Agudo testará outra metodologia de lavra que aumentará a produtividade e reduzirá custos

Tradicionalmente a mina utiliza Câmaras e Pilares, mas o Sublevel Stoping trará melhorias significativas

Por Conexão Mineral 04/03/2021 - 14:39 hs
Foto: Nexa Resources
Morro Agudo testará outra metodologia de lavra que aumentará a produtividade e reduzirá custos
Equipe de Morro Agudo durante fase de treinamento na unidade Vazante, ambas da Nexa Resources

A mina de Morro Agudo, propriedade da Nexa Resources localizada em Paracatu (MG), está em operação desde 1975, quando deu início à abertura da rampa principal, sempre operada pelo método de Câmaras e Pilares. Nos últimos 15 anos, foi iniciada a recuperação de pilares em áreas já exauridas, para maximizar os recursos e reservas. Agora, a mineradora está iniciando os preparativos para uma grande mudança: testar a operação de lavra utilizando a metodologia Sublevel Stoping. 

O método de Câmaras e Pilares consiste em desmontar/lavrar a rocha em níveis diferentes ou não, deixando in situ, a cada metragem predefinida, pilares que são responsáveis por exercerem a função de suporte das câmaras de lavra. Após ser lavrado, a área parece com um salão onde existem pilastras de sustentação. “Diariamente executamos cerca de sete desmontes, de aproximadamente 450t/frente cada. Por dia, o material lavrado fica em torno de 3.150 t”, explica Sérgio Yngor, coordenador de Serviços Técnicos (Geologia, Geomecânica, Hidrogeologia e Sondagem) da Nexa Resources.

Segundo Yngor, o método Câmaras e Pilares permite trabalhos de menor diluição, maior recuperação, maior flexibilização em números de frentes e menor perigo se comparado a outros métodos e lavras de corpos com baixa inclinação. A mudança de metodologia, de acordo com o coordenador, é necessária porque em profundidade, as porções mineralizadas apresentam maiores espessuras e menores inclinações, favorecendo o método de lavra de Sublevel Stoping, que é mais produtivo e de menor custo operacional em relação ao Câmaras e Pilares.

“O método de lavra de Sublevel Stoping possui algumas variantes, mas em resumo consiste na abertura de duas travessas, uma inferior e outra superior. Após a abertura é realizado o desmonte do painel por leques. Cada desmonte em Morro Agudo de Sublevel Stoping deverá gerar aproximadamente 3 000 t. Ele trará maior produtividade e redução de custos operacionais, porém se mostra um desafio já que a mina de Morro Agudo sempre operou com o método de Câmaras e Pilares e necessita de um gerenciamento de mudança robusto”, ressalta Yngor.

A Nexa possui outras unidades que empregam o método de lavra Sublevel Stoping e recentemente uma equipe de Morro Agudo esteve em treinamento na unidade Vazante, também de propriedade do grupo. “Inicialmente todo o processo, desde a identificação da oportunidade, treinamentos até a realização dos testes e operação, será executado tendo sinergia entre os empregados de outras unidades, porém caso seja identificada a necessidade de consultoria poderemos acionar”, conclui Yngor.

 

Equipamentos atualmente utilizados na unidade Morro Agudo com a metodologia Câmara e Pilares:

- Carregadeiras ST14 e 1700 Atlas

- Caminhões A30 Volvo

- Jumbos L1CDH e 282S Atlas

- Scalers Scanec 2000L Normet

- Boltec LCDH LK7V Atlas

- MCU Atego 1726 Mercedes

- Motoniveladora 140h Caterpillar

- Trator: D6 Caterpillar

- Plataformas elevatórias JCB e Dux

Fonte: Nexa Resources


Equipamentos utilizados com a metodologia Sublevel Stoping

- Carregadeiras ST14 e 1700 Atlas

- Caminhões A30 Volvo

- Jumbos L1CDH e 282S Atlas

- Scalers Scanec 2000L Normet

- Boltec LCDH LK7V Atlas

- MCU Atego 1726 Mercedes

- Motoniveladora 140h Caterpillar

- Trator: D6 Caterpillar

- Plataforma elevatória JCB e Dux

- Fandrill Atlas

- Fandrill Sandvik

Fonte: Nexa Resources