Uma nova abordagem no uso das válvulas

Neles propõe a utilização de produtos com maior vida útil, manutenção inteligente e a possibilidade de reparos

Por Conexão Mineral 05/03/2021 - 08:51 hs
Foto: Neles
Uma nova abordagem no uso das válvulas
Fábrica da Neles localizada em Sorocaba (SP)

Em geral, os clientes de mineração não têm o hábito de realizar a manutenção das válvulas antes da quebra da mesma. Na maioria das vezes, as válvulas são descartadas e substituídas por novas. A proposta da Neles é justamente ofertar um produto com vida útil superior e com possibilidade de reparo. “A Neles Corporation, antiga Metso Flow Control, é uma empresa independente e listada com 100% de foco em entregar inovações, tecnologias e serviços em controle de fluxo de missão crítica, para as contínuas e crescentes necessidades das indústrias de processos. Essa ambição está cristalizada na promessa para nossos clientes `Reinventando a confiabilidade`. Juntamente com nossa equipe global, com quase 3 mil funcionários em 40 países e uma rede mundial de parceiros de vendas e serviços, cumprimos nossa missão de fornecer expertise, produtos e serviços líderes de mercado, para agregar mais valor aos clientes. No Brasil, temos nosso escritório e fábrica em Sorocaba (SP) e contamos com uma ampla rede de distribuição e representação com cobertura nacional. Com nossos mais de 60 anos de experiência e conhecimento da indústria, alimentamos nossa ambição de desenvolver e inovar continuamente soluções que redefinem como nossos clientes experienciam desempenho confiável”, afirma Jorge Costa, engenheiro de vendas da Neles.

“Apesar dos problemas que ainda estamos enfrentando no Brasil, tivemos um ano de 2020 satisfatório, superando nossas metas. Para 2021, nossas expectativas são que os negócios não realizados em 2020, como projetos e investimentos (capex e opex) sejam concretizados. Esperamos continuar em um crescimento sustentável e temos lançamentos previstos para os segmentos de mineração, siderurgia e downstream/upstream”, pondera Costa.

Baixo índice de manutenção

“O principal modelo comercializado pela Neles no Brasil é a válvula segmentada (série RE e RA), com boa aceitação nos principais players de siderurgia/mineração. As principais características das nossas válvulas são controle preciso, durabilidade, resistência, baixo índice de manutenção, alto range de diâmetros e materiais, baixa emissão fugitiva para o meio ambiente e certificações. O modelo RE/RA da Neles se difere dos concorrentes pela sua durabilidade, resistência e confiabilidade. Temos casos de sucesso em plantas de pelotização, com uso das válvulas segmentadas em controle de água de processo”, explica Costa.

O portfólio da Neles é composto por válvulas tipo esfera (sede metálica e soft), borboleta (concêntrica, bi-excêntrica e tri-excêntrica, sede metálica e soft), globo (passagem reta e angular), segmentada (sede metálica e soft) e plug excêntrico sede metálica e soft) e guilhotina (sede soft), além de uma linha completa de acessórios como atuadores pneumáticos, elétricos, posicionadores (analógicos e digitais inteligentes) e fim de curso (com opção de solenóide acoplada).

As válvulas são montadas no Brasil, com partes importadas da Finlândia, Alemanha, Estados Unidos, Coréia do Sul, China e Índia). A empresa dispõe de uma linha completa de válvulas e acessórios, com possibilidade de atender a praticamente todas as aplicações no mercado de mineração e siderurgia, desde as mais simples, como gases e água, até as mais complexas, como por exemplo, fluídos com presença de sólidos em suspensão ou lama.

Diagnósticos inteligentes

“A Neles dispõe de pacote de serviço de manutenção de válvulas próprias e de terceiros, serviços inteligentes, com diagnósticos online/offline, voltados para manutenção preventiva e preditiva. “Trabalhamos sob demanda ou contrato, onde nossos técnicos especializados poderão executar os serviços in house ou na planta do cliente, por exemplo, no caso de parada de planta. Os serviços inteligentes são aplicados para manutenção preventiva/preditiva, dando maior previsibilidade no processo, apontando um problema antes do acontecimento do mesmo, como é o caso dos diagnósticos do posicionador, partial stock e dos softwares DeviceCare, Fieldcare, Plant Triage e Asset Advisor. Podemos citar alguns cases, como por exemplo o contrato do PlantTriage com uma grande mineradora, em nível nacional”, diz Costa.

A Neles também fornece válvulas para outros segmentos, como papel & celulose, bioenergia, power, química, petroquímica, downstream/upstream (refinarias e offshore), gases industriais e fertilizantes.