Vale informa que incêndio em Ponta da Madeira não afetará embarques de minério

Por Conexão Mineral 22/01/2021 - 12:34 hs
Foto: Vale
Vale informa que incêndio em Ponta da Madeira não afetará embarques de minério
Incidente ocorreu no carregador de navio 6 (CN6), localizado no berço Sul do Píer IV

A Vale informou que o incêndio ocorrido no dia 14 de janeiro em um dos oito carregadores de navio do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (PDM), em São Luís, no Maranhão, foi contido sem vítimas e sem danos ambientais. Segundo a empresa, o local afetado passa por avaliação e as causas do incidente estão sendo apuradas.

O PDM possui capacidade nominal de embarque de 230 Mtpa e conta com um total de três píeres, cinco berços e oito carregadores de navios. O incidente ocorreu no carregador de navio 6 (CN6), localizado no berço Sul do Píer IV (P4S). O P4S conta com um segundo carregador de navio (CN7) que não foi impactado. A Vale espera nos próximos dias retomar o embarque no P4S com o CN7.

Ainda segundo a mineradora, não haverá impacto na programação mensal de embarques de minério de ferro no Porto de Ponta da Madeira, em função da tradicional sazonalidade de produção no Sistema Norte, em decorrência do período chuvoso no Norte do Brasil, e pela produção esperada para 2021 no Sistema Norte ser abaixo dos 230 Mtpa de capacidade de embarque.

A Vale espera concluir as atividades de manutenção do CN6 ainda no 1º semestre de 2021, não impactando  nos embarques e produção de 2021.