Esgotamento de areia: crise global que não se fala

Simpósio da CDE examinou tendências e desafios como este na indústria de processamento de materiais

Por Conexão Mineral 02/12/2020 - 14:45 hs
Foto: CDE
Esgotamento de areia: crise global que não se fala
Instalações da Mineração Bassani com equipamentos fornecidos pela CDE

“Estamos adicionando outra Nova York a cada mês”, explicou Kiran Pereira, fundadora do SandStories.org em um discurso recente. Em sua palestra, "Esgotamento de Areia: A crise global que não se fala", ela disse que o estoque de construção mundial deve dobrar até 2060, uma declaração contextualizada com a imagem notável da construção de outra 'Big Apple' a cada quatro semanas ao longo dos próximos 40 anos. A demanda, disse ela, é estimada atualmente em cerca de 50 bilhões de toneladas por ano, uma média de cerca de 18 kg por pessoa por dia.

“Estamos falando de volumes enormes, enormes aqui”, disse Kiran Pereira. “A areia e o cascalho representam hoje os maiores volumes de material sólido extraído globalmente.”

A palestra dela foi um dos destaques do recente simpósio Engineering Insights da CDE, que aconteceu virtualmente de 14 a 15 de outubro. O evento foi uma resposta ao desejo dos profissionais da indústria de todo o mundo de se reunirem mais uma vez, como a indústria costuma fazer em uma de suas muitas feiras internacionais.

Para manter o ímpeto e apoiar o progresso contínuo da indústria, a CDE, aproveitando o alcance global oferecido pela conferência digital, programou seu simpósio Engineering Insights para oferecer virtualmente a experiência da feira.

Ao longo de dois dias, os especialistas da CDE, juntamente com uma série de convidados e personalidades da indústria, facilitaram uma série de apresentações dinâmicas, educacionais e informativas e painéis de discussão cobrindo vários setores, incluindo areia e agregados, reciclagem de resíduos de construção e demolição, areias industriais, mineração, e águas residuais.

CDE na América Latina

Os presentes ouviram de vários clientes da CDE na América do Norte e na América Latina. Rodrigo Bassani, da Mineração Bassani, falou sobre suas experiências de trabalho com a CDE. Ele disse que a solução customizada de processamento por via úmida projetada pela CDE, que substituiu o sistema de lavagem tradicional, resultou em ganhos significativos em termos de produtividade e retorno sobre o investimento para a Mineração Bassani.

Enfatizando os benefícios da abordagem modular da CDE para sua operação, ele disse: “A instalação levou apenas cinco dias. No sexto dia já estávamos produzindo areia fina em especificação.”

Outro cliente da CDE na América Latina, a NRG com sede na Argentina, compartilhou experiências semelhantes de trabalho ao lado da equipe da CDE e elogiou a abordagem modular da empresa.

O CEO da NRG, César Guercio, disse: “A CDE foi extremamente profissional ... sempre atendendo aos nossos requisitos e respondendo às dúvidas que tínhamos”.

A água como recurso agrega valor econômico a uma série de indústrias. Dentro das indústrias extrativas, o valor dos materiais aumenta significativamente quando lavados, mas o processamento por via úmida nas operações de mineração e pedreiras depende da disponibilidade de água e da eficiência da planta de processamento.

Na América Latina, a disponibilidade e o gerenciamento da água são considerações importantes para os processadores de materiais. Em uma avaliação da tecnologia de processamento por via úmida e das soluções de gerenciamento de água, Chris McKeown, Diretor da Solv, a divisão de areias especializada CDE, disse: “Ao processar grandes toneladas de areia e buscar um produto de especificações muito altas, é importante ter grandes volumes de água limpa e é aqui que o sistema de tratamento de água entra em jogo.”

CDE na América do Norte

A CDE está atualmente apoiando o processamento de muitos materiais em todas as Américas para mostrar as vantagens do processamento por via úmida.

Típico da maioria das operações no Texas e em outras partes da América do Norte, a Wheatcraft Materials Inc. estava operando com uma configuração tradicional de lavagem de areia - um tanque de classificação horizontal - antes de investir na tecnologia EvoWashTM avançada da CDE.

Dando uma atualização sobre o desempenho da planta desde o comissionamento, o gerente da planta Joe Davila disse: “Ainda estamos produzindo quase o dobro do que produzíamos antes”.

Um dos clientes pioneiros da empresa, a Posillico Inc. de Long Island, Nova York, uma empresa familiar na quarta geração, foi acompanhada por uma equipe de especialistas da CDE e da Construction & Demolition Recycling Association (CDRA) para uma discussão perspicaz sobre como a indústria precisa adotar a mesma abordagem para a reciclagem de resíduos de construção, demolições e escavação (CD&E) que faz com a reciclagem de garrafas e latas.

O painel discutiu a geração de resíduos de CD&E nos EUA e o papel dos materiais reciclados na economia circular, pedindo uma maior adoção de areia e agregados reciclados na indústria da construção.

Em sua avaliação de materiais reciclados, o Diretor Executivo da CDRA William Turley disse: “O concreto é o material mais reciclado em peso nos EUA”.

Robert Tassey, Gerente de instalação da Posillico Inc., acrescentou que os produtos reciclados “sempre serão mais baratos” do que o custo de produtos virgens finitos.

Elogiando o trabalho de seus clientes que adotam uma abordagem sustentável, o Gerente de desenvolvimento de negócios da CDE, Adrian Convery, disse: "Todos esses agregados têm que vir de algum lugar, então é bom saber que as pessoas estão se tornando mais aceitáveis para o uso de agregados reciclados."

Da mesma forma, Miguel Lambert, Presidente do The Bulldog Group - Harford Venture Group, em uma discussão sobre a escassez de materiais virgens, referiu como os EUA geraram 569 milhões de toneladas de resíduos de CD&E em 2017.

Em sua sessão, “E se o mundo parasse de processar materiais virgens até 2030?”, ele disse: “Temos que levar isso muito mais a sério porque, do contrário, acho que isso vai desacelerar o desenvolvimento de nossa indústria”.

Compartilhando conhecimento

O programa de dois dias contou com quase 90 sessões envolvendo mais de 100 palestrantes. Darren Eastwood da CDE, Diretor de Desenvolvimento de Negócios - Américas, disse: “Nestes tempos únicos e desafiadores, há muitas restrições que impediram a CDE, nossos clientes e outros no processamento de materiais de se reunirem em eventos do setor para discutir as questões predominantes do dia e os últimos avanços tecnológicos.

“Utilizando nossa rede global, decidimos programar este grande simpósio de dois dias, que provou ser um grande sucesso, com quase 1.500 profissionais da indústria de todo o mundo se inscrevendo.

“Acreditamos firmemente que esta abordagem compartilhada de conhecimento e experiência é a melhor maneira de auxiliar o progresso da indústria.”

Ele diz que é importante garantir que essas discussões possam continuar, mesmo que a indústria não consiga se reunir no mesmo espaço.

“Os desafios que nossa indústria enfrenta - esgotamento de areia, gestão de água, mineração sustentável e muito mais - não foram embora. Como líderes da indústria nessas áreas, sentimos a responsabilidade de reunir os melhores do negócio para facilitar essas conversas importantes.”

O programa completo do simpósio agora está disponível para visualização sob demanda para os participantes registrados. Para obter mais informações, visite cdeglobal.com/vevent.