Atlantic Nickel descobre área com potencial para exploração de níquel sulfetado

Localização é no mesmo cinturão geológico onde já funciona a mina Santa Rita, no município de Itagibá (BA)

Por Conexão Mineral 26/11/2020 - 19:23 hs
Foto: Atlantic Nickel
Atlantic Nickel descobre área com potencial para exploração de níquel sulfetado
Palestina está a apenas 26 km da unidade de processamento na mina Santa Rita

A Atlantic Nickel, controlada pelo grupo Appian Capital Brazil e única produtora de níquel sulfetado em operação no País, anunciou que identificou uma nova área com potencial significativo de recursos para exploração do minério no mesmo cinturão geológico onde já funciona a mina Santa Rita, no município de Itagibá, região sul da Bahia, a cerca de 370 km de Salvador.

A localidade onde foi descoberto o novo depósito de níquel sulfetado, chamada de Palestina, está localizada a apenas 26 km da unidade de processamento da Atlantic Nickel na mina Santa Rita, que segue em plena operação há pouco mais de um ano, desenvolvendo a exploração, beneficiamento e comercialização do níquel sulfetado de alta qualidade. Toda a produção da mina Santa Rita, que já atingiu a marca de 57 mil toneladas em 2020, é escoada pelo Porto de Ilhéus, em posição estratégica a 140 km da planta.

Os resultados de sondagem que integram o Projeto Palestina mostram, aproximadamente, dez vezes mais conteúdo de ouro, platina e paládio do que é encontrado nos depósitos da Santa Rita, o que faz aumentar o valor de comercialização. O concentrado de níquel da Mina Santa Rita possui também em sua composição outros minerais, como cobre e cobalto.

Por meio de equipe especializada, os estudos no território da Palestina fornecem uma avaliação inicial dos recursos de sulfeto de níquel a céu aberto, com potencial de exploração subterrânea, que podem servir como uma operação satélite de alimentação adicional à Mina Santa Rita, aumentando a capacidade produtiva da planta. A proximidade desta nova área com a infraestrutura em operação, somada à viabilidade de integração logística, apontam para o sucesso de projeções de expansão.

“Essa descoberta confirma, ainda mais, a nossa confiança no potencial do negócio de gerar retornos sólidos aos investidores e se beneficiar do crescimento da demanda, que já atendemos, da utilização essencial do níquel na produção de baterias para veículos elétricos”, celebra Paulo Castellari, CEO da Appian Capital Brazil.

“Seguimos avaliando o potencial da descoberta na Palestina para apoiar recursos a céu aberto. Também continuamos a avaliar nossas seis metas regionais no interior da Bahia: Santa Maria, Aiquara, Ponto Novo, Machadinho, Ibicuí e Ibitupa, incluindo sondagem em 2021”, explica o Castellari sobre as perspectivas de identificação de novas áreas com potencial de recursos a partir de projetos de prospecção controlados pela Atlantic Nickel.