SGB divulga cartas geológicas do Escudo Sul-Rio-Grandense e da região de Carajás
Os mapas na escala 1:100.000 trazem informações sobre geologia e recursos minerais das regiões mapeadas
Os mapas na escala 1:100.000 trazem informações sobre geologia e recursos minerais das regiões mapeadas
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) divulga os mapas geológicos de dois importantes domínios geológicos: o Escudo Sul-Rio-Grandense, e a Província Carajás, no Cráton Amazônico. Os produtos são resultado da ação Mapeamento Geológico do Brasil. Os mapas estão na escala 1:100.000 e podem ser acessados na Plataforma do Mapeamento Geológico e no Repositório Institucional de Geociências (RIGeo).
As cartas fornecem informações importantes sobre as unidades geológicas, controles estruturais e recursos minerais das regiões mapeadas, contribuindo para o avanço do conhecimento geológico do país, particularmente nas regiões Sul e Norte.
São quatro folhas cartográficas do Escudo Sul-Rio-Grandense: Caçapava do Sul, São Gabriel, São Sepé e Durasnal; e nove folhas da Província Carajás: São Félix do Xingu, Rio Aquiri, São Raimundo, Igarapé São Sebastião, Água Fria, Rio Parauapebas, Rio Cateté, Rio Branco e Fazenda Anaporã.
A ação Mapeamento Geológico do Brasil, da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), consiste em um conjunto de projetos voltados para a investigação geológica com uma abordagem multidisciplinar que envolve geologia, geofísica e geoquímica exploratória. O objetivo é ampliar o conhecimento geológico do território nacional e definir áreas favoráveis à prospecção mineral. A ação faz parte do Programa Mineração Segura e Sustentável do Plano Plurianual 2024-2027 do Governo Federal.
O Projeto Geologia e Potencial Mineral da porção noroeste do Escudo Sul-Rio-Grandense foi executado pela Gerência de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Porto Alegre do SGB (SUREG-PA). O projeto foi coordenado pelo pesquisador Jorge Henrique Laux, que liderou a equipe composta pelos pesquisadores Bruno Ludovico Dihl Horn, Carla Klein, Carlos Moacyr da Fontoura Iglesias e Rodrigo Fabiano da Cruz.
O Projeto Geologia, Recursos Minerais e Arquitetura Crustal de Carajás foi executado pela Superintendência Regional de Belém (SUREG-BE), por meio da Gerência de Geologia e Recursos Minerais. O projeto foi coordenado pela pesquisadora Cintia Maria Gaia da Silva, que liderou a equipe formada por pesquisadores de diversas unidades do SGB: Ana Paula Justo, André Saboia, Ciro Carvalho, Felipe Grandjean, Lívio Correa, Luciano Castro, Marcos Quadros, Patrick Araújo dos Santos, Regina Célia Silva e Ulisses Costa.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Brasil lidera atração de investimentos chineses no mundo em 2025, aponta estudo do CEBC
Projeto de mineração avança em Lavras do Sul com estudos para licenciamento ambiental
Melhoria operacional ajuda mineração aumentar produção em curto prazo, aponta Metso Da...
Vale e Metabase de Itabira fazem acordo que extingue a escala 6x1 e antecipa jornada de 40...
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril de 2026
Women in Mining Brasil - Comunicação e reputação em pauta na mineração