CBA realiza primeiro simulado virtual de emergência de São Paulo 

Exercício aconteceu em Alumínio, no interior paulista, com a participação de moradores da área de influência da Barragem do Palmital 

Por Conexão Mineral 30/10/2020 - 09:04 hs
Foto: CBA
CBA realiza primeiro simulado virtual de emergência de São Paulo 
o aplicativo Alerta de Barragem - Alumínio é compatível com celulares do sistema operacional Android

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou em 27 de outubro o simulado anual de emergência da Barragem do Palmital, em Alumínio (SP). Devido à pandemia da Covid-19 e seguindo as recomendações de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS), o simulado foi reformulado e realizado de forma virtual, por meio de um aplicativo desenvolvido para possibilitar a ação. 

O novo formato foi bem avaliado pelo Tenente Tiago Luiz Lourençon, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, que esteve em Alumínio para acompanhar o exercício. "O formato foi inovador, bem planejado e executado, e se mostrou eficiente", destaca. Participaram do treinamento, de forma virtual, 84% das pessoas que fizeram o download do APP. "É fundamental que a comunidade conheça as rotas de fuga e os pontos de encontro para uma eventual necessidade. O aplicativo foi capaz de demonstrar estes pontos sem a necessidade de a população ir às ruas. O novo modelo está alinhado às necessidades deste momento de pandemia e que poderá ser aproveitado em outras regiões", reforça Lourençon. 

Leandro Faria, gerente de Sustentabilidade da CBA, explica que o aplicativo foi adaptado para que as pessoas pudessem fazer todo o deslocamento virtual, sem sair de casa, mas que ele será útil mesmo após a realização do teste. "O aplicativo continuará ativo, funcionando como uma ferramenta de apoio aos moradores em uma eventual necessidade. Por meio dele, a população tem acesso a informações e atualizações importantes que facilitam o percurso pelas rotas de fuga", comenta. 

O exercício teve início às 10h, com o toque das sirenes de aviso de teste. As equipes de CBA acompanharam, nos pontos de encontro, para orientar sobre possíveis dúvidas e garantir que toda a população participasse de forma virtual, evitando, assim, possíveis aglomerações. 

Após concluir a simulação, a população foi convidada, pelo app, a avaliar a experiência sob aspectos como a qualidade do som das sirenes e as funcionalidades do sistema, por exemplo. "O feedback é fundamental para promover melhorias no aplicativo. O próximo passo é aprimorar ainda mais o sistema", afirma Faria. 

Desenvolvido especialmente para a CBA, o aplicativo Alerta de Barragem - Alumínio é compatível com celulares do sistema operacional Android e iOS, e está disponível para download nas lojas do Google Play e Apple Store. O funcionamento dos recursos depende da atualização constante do sistema operacional do aparelho e da habilitação do GPS. A ferramenta permanecerá disponível para uso, mesmo após a pandemia, como apoio aos moradores. 

Palmital 

Realizado anualmente, o simulado de emergência faz parte das iniciativas do Plano de Atendimento Emergencial (PAE) da barragem do Palmital, implementado ano passado, de forma a alinhar às práticas de segurança e gestão de barragens, em cumprimento às legislações vigentes. O simulado contou com a participação das Defesas Civis estadual e municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e equipe da CBA. 

De acordo com a empresa, a Barragem do Palmital foi construída sob o método de alteamento à jusante, com uso de materiais da mais alta resistência, como rocha, e outros específicos para filtros e drenagens, assegurando sua estabilidade e integridade. Ainda de acordo com a CBA, ela possui um sistema gestão de segurança robusto que contempla rotinas de monitoramentos diárias, quinzenais e semestrais, bem como auditorias externas conduzidas por uma empresa independente, especializada em geotecnia. A barragem também recebe fiscalizações periódicas de órgãos públicos responsáveis e possui todos os laudos técnicos exigidos por Lei. A empresa ressalta que, além de todos os rigorosos monitoramentos e manutenções preventivas realizados constantemente, a investe em pesquisa e desenvolvimento para assegurar a solidez e confiabilidade da estrutura.