Andritz lança sistema de diluição para espessadores

Por Conexão Mineral 16/10/2020 - 13:56 hs
Foto: Andritz

A Andritz desenvolveu o sistema de diluição EvoLute NT, uma nova solução para diluir a alimentação do espessador que usa o líquido de transbordamento do espessador para diluir as pastas ou suspensões para atingir a proporção ideal de sólido-líquido.

Este novo sistema patenteado é projetado para vazões entre 600 e 9.000 m3/h. O sistema de diluição não interfere no processo de sedimentação do espessador e também pode acomodar lamas com baixos valores de pH. E com diferentes configurações de taxa de fluxo disponíveis, cada sistema pode ser ajustado de forma flexível às necessidades individuais do cliente.

Segundo o fabricante, as taxas de fluxo de alta diluição que o sistema de diluição EvoLute NT atinge se traduzem em economia de custos por meio de menor consumo de energia. O sistema também foi otimizado em termos de manutenção, graças às peças facilmente intercambiáveis que não exigem a parada do espessador. Além disso, o sistema pode ser integrado aos processos de automação do espessador.

Nas aplicações mais desafiadoras, clarificação e espessamento confiáveis são essenciais para manter a produção contínua.  O processo de diluição, onde o líquido é adicionado ao material de entrada e a concentração de sólidos é reduzida pela adição de mais solvente, é uma etapa crítica. A diluição proporciona uma relação sólido-líquido perfeita na alimentação do espessador, que por sua vez melhora a taxa de sedimentação das partículas na suspensão quando os floculantes são adicionados. A Andritz oferece variados sistemas de diluições com taxas de fluxo de até 15.000 m3/h para uma ampla variedade de aplicações.