Brasil: uma mina de oportunidades
Governo federal lança Programa Mineração e Desenvolvimento com metas e ações para o período 2020-2023
Governo federal lança Programa Mineração e Desenvolvimento com metas e ações para o período 2020-2023
O governo federal lançou o Programa Mineração e Desenvolvimento, com um plano de metas e ações para o período 2020-2023, a cargo do Ministério de Minas e Energia. O plano foi apresentado em 08 de julho pelo secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal.
O programa ressalta que o País dispõe de uma das maiores potencialidades minerais e precisa desses bens para atender às suas demandas e às necessidades da sociedade mundial e deve transformar o patrimônio mineral em riqueza para o desenvolvimento sustentável do país em suas bases sócio-econômico-ambiental.
O documento tem diversos planos, que contemplam metas específicas: qualificar o conhecimento econômico sobre o setor mineral; compromisso sócio-econômico-ambiental na mineração; ampliar o conhecimento geológico; avanço da mineração em novas áreas; investimento no setor mineral; seletividade de ações para o setor; governança na mineração; gestão e eficiência; combater as práticas ilícitas na atividade mineral; mineração na sociedade.
A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) foi uma das presenças na reunião online que lançou o programa. Para o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, o plano está bem formulado. "O plano deverá funcionar porque é curto e grosso. As 108 metas são bem objetivas e servirão para nortear o trabalho do ministério no alcance de uma mineração melhor, desde a pesquisa mineral até o implantamento de projetos que aumentem as riquezas do país", diz Tramm.
Tramm ressalta também que o desenvolvimento da mineração precisa focar na logística. "Sei que este não é um tema que cabe ao MME, mas é preciso olhar a todo o tempo para a logística. O escoamento é fundamental para o setor", afirma.
Para acessar a íntegra do documento divulgado pelo MME clique aqui.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Cedro investirá em avançado Transportador de Correia de Longa Distância em Mariana (MG)
Superior amplia fornecimento de rolos de poliuretano para transportadores de correia
Mineração verde surge como motor da transição energética global e exige conexão com ...
SGB participará de grupos estratégicos no Conselho Nacional de Política Mineral
ANM lança guia para o Registro de Extração para minerais utilizados em obras públicas
Mineração verde surge como motor da transição energética global e exige conexão com ...
Cedro investirá em avançado Transportador de Correia de Longa Distância em Mariana (MG)
SGB participará de grupos estratégicos no Conselho Nacional de Política Mineral
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em junho de 2026
Women in Mining Brasil - Quem inspira a mineração merece reconhecimento!