Metso Outotec: união de forças amplia oferta de soluções completas

Portfólios que se complementaram com poucas sobreposições e reforço da presença global são diferenciais da nova empresa

Por Conexão Mineral 07/07/2020 - 16:17 hs
Foto: Metso
Metso Outotec: união de forças amplia oferta de soluções completas
Metso Outotec

Desde 01 de julho está oficialmente operando a Metso Outotec, oferecendo  soluções completas e serviços para as indústrias de agregados, processamento de minerais, refino de metais e reciclagem em todo o mundo, além de serviços variados, que incluem reformas e fornecimento de peças de reposição e de desgaste.

Com 150 anos de experiência em mineração e metais e  sede em Helsinque, Finlândia, a nova empresa emprega em torno de 15.000 pessoas em mais de 50 países, com vendas que, no ano passado representaram cerca de 4,2 bilhões de euros (considerando o resultado combinado das duas companhias), sendo 56% são oriundas da prestação de serviços. Do total faturado em 2019, a indústria de mineração respondeu por 61%, agregados 26% e metais e reciclagem outros 13%.

“É nosso diferencial ajudar nossos clientes a transformar o setor. Oferecemos tecnologias e serviços sustentáveis ​​que reduzem o consumo de energia e água, aumentando a eficiência do processo, a reciclagem e o reprocessamento de rejeitos e resíduos. Nossas soluções e experiência ajudam nossos clientes a melhorar seus negócios e reduzir seus riscos. Somos o parceiro deles para mudanças positivas. Temos os melhores talentos da indústria e estou entusiasmado para começar a jornada juntos”, diz Pekka Vauramo, presidente e CEO da Metso Outotec.

A Metso Outotec dispõe de aproximadamente 230 profissionais de Pesquisa & Desenvolvimento, 30 centros de tecnologia e historicamente lança cerca de 15 produtos anualmente, possuindo mais de 8.200 patentes. O investimento na área é em torno de 100 milhões de Euros, segundo Eeva Sipilä, CFO da empresa.

“Desde a extração até o metal, oferecemos um portfólio completo. As duas empresas eram fortes em desenvolvimento de tecnologias e também em serviços e se complementam muito bem”, diz Eduardo Nilo, presidente da empresa para América do Sul.

A América do Sul tem uma importante presença na estrutura da nova empresa, com mais de 3.000 funcionários, seis centros de serviços, três fábricas de elementos de desgaste, uma fábrica de equipamentos, uma fundição e um centro de monitoramento remoto. Os países com maior participação são Chile, Peru e Brasil. 

Marcelo Motti, vice-presidente de Vendas e Serviços da Metso Outotec, reforça que a complementação foi tão perfeita que houve apenas uma pequena sobreposição de portfólios e que a nova empresa tem uma posição muito forte no mercando, resultando em mais benefícios para os clientes.

Monitoramento remoto

Localizado em Santiago do Chile, o Performance Center permite o monitoramento remoto e análises em tempo real. É um centro tecnológico de ponta, que oferece serviços de manutenção preditiva e análises avançadas com monitoramento automatizado permanente de processos e equipamentos. Os serviços oferecidos contam com a integração de tecnologia e especialistas da rede global da Metso para avaliar e recomendar ações para aumentar as capacidades de produção e melhorar a confiabilidade dos ativos dos clientes. Atualmente conta com 800 trituradores ativos e conectados, 600 projetos de automação e controle de processos avançados, 315 instalações de instrumentação especializadas em otimização de processos.

O início da operação do Performance Center foi em março e com a pandemia seus serviços se tornam ainda mais importantes, já que essa conexão digital é fundamental. De acordo com Eduardo Nilo, as mineradoras se esforçaram para manter a atividade em condições seguras para todos e as operações não sofreram tanto com a pandemia. Na área de projetos, a paralisação foi mínima e praticamente todos seguem em desenvolvimento. A empresa espera inclusive que os número de fechamento do primeiro semestre fiquem bem próximos do planejado.

Nova marca

A nova identidade visual da marca Metso Outotec simboliza a parceria e as soluções da empresa. O novo logotipo consiste em uma marca de palavra simples e moderna, com os 'parafusos de parceria' centrais no meio. O uso de preto e branco é confiante e ousado, demonstrando os extremos de todo o espectro de cores, como a oferta da empresa: a escala completa de produtos, soluções e serviços.

 

Negócios Metso Outotec

Agregados: Equipamentos de britagem e peneiramento para a produção de agregados

Minerais: Equipamentos e soluções completas para  processamento mineral

Metais: Soluções de processamento e equipamentos para refino de metais e tratamento químico

Reciclagem: Equipamentos e serviços para reciclagem de metais e resíduos

Serviços: Peças de reposição, restauração e serviços de campo para clientes de mineração, metais e agregados

Consumíveis: Soluções completas para componentes de desgaste para processos de mineração e agregados

Fonte: Metso Outotec

 

 

Eduardo Nilo, presidente da Metso Outotec para América do Sul


Nova identidade visual da empresa