Fundação Vale inaugura cinco empreendimentos sociais no Maranhão

Por Conexão Mineral 03/11/2016 - 11:05 hs
Foto: Vale
Fundação Vale inaugura cinco empreendimentos sociais no Maranhão
Modelo de negócio segue a vocação natural de cada comunidade

“Nosso trabalho ficou melhor, nossos produtos têm mais qualidade. Antes só vendíamos no Trem, agora podemos vender para todo mundo”. O depoimento de Francisco Sousa dos Santos relata a mudança de realidade promovida pelo Programa de Apoio à Geração e Incremento a Renda da Estrada de Ferro Carajás, AGIR EFC, da Fundação Vale.

Francisco é um dos integrantes do empreendimento Sabores de Arapapá. Além dele foram inaugurados outros três empreendimentos sociais no município de Alto Alegre do Pindaré - Doce Cultura, Horta Roça Grande e Azeites Boa Vista – e mais um em Buriticupu - Delícias de Vila Pindaré. Os negócios produzem bolos, doces, azeites de babaçu e produtos de horticultura. Todos receberam apoio em infraestrutura e maquinário, e continuam recebendo assessoramento técnico e acompanhamento em toda a gestão integrada do negócio.

 “Ficamos todos muito felizes com o resultado do projeto até agora. Essa sede própria e esses equipamentos vão nos ajudar muito a crescer cada vez mais em nossas atividades. Fico emocionada porque sei da nossa luta, de como foi difícil chegar até aqui, agradeço a todos que nos ajudaram”, conta Ivoneide Oliveira da Silva, integrante do empreendimento Delícias de Vila Pindaré.

Para o gerente da Fundação Vale, Marcos Reys, o Programa contribui para uma mudança positiva e transformação da realidade nas questões associadas ao desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida nas comunidades ao longo da Estrada de Ferro Carajás. “Hoje, 164 pessoas integram o AGIR EFC em 24 negócios sociais, distribuídos em sete municípios. O crescimento destes negócios tem o potencial de alavancar a vida das famílias destes empreendedores, e de estimular nas comunidades a busca pela geração de renda em um modelo de cooperação e associativismo”, conclui Reys. 

Segundo a Vale, a modelagem dos negócios sociais inaugurados foi realizada respeitando tanto os desejos e necessidades dos empreendedores, como a vocação natural de cada localidade.